TIC Web Acessibilidade: Ceweb.br lança plataforma que avalia nível de acessibilidade de sites ‘gov.br’

Banner de divulgação do evento Todos@Web, de lançamento da ferramenta TIC Web Acessibilidade e outras que promovem uma web inclusiva. Descrição detalhada na legenda.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner oficial de divulgação do evento de lançamento da ferramenta TIC Web Acessibilidade. Imagem com plano de fundo preto e informações. Texto: “Todos@Web 2021 – 03 de dezembro de 2021, às 10h. Evento online”. Na lateral esquerda há a imagem de um busto (cabeça, pescoço, parte do torso e ombros) formado por várias cores. No canto direito inferior as logomarcas dos organizadores: Ceweb.br, Nic.br e Cgi.br; e da parceria: W3C, escritório São Paulo. Créditos: Divulgação

Plataforma TIC Web Acessibilidade será apresentada no evento on-line Todos@Web 2021, no dia 03 de dezembro, quando também será divulgado novo fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realiza, em 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  –, mais uma edição do Todos@Web . Durante o evento, novamente no formato online, serão apresentados projetos e ações que promovem a acessibilidade na Web e será conduzido um debate para despertar a atenção sobre a importância da promoção de uma Web mais inclusiva.

Conteúdo do artigo
    Add a header to begin generating the table of contents

    Boa leitura!

    Acessibilidade na Web

    “A eliminação de barreira de acesso à Web pelas pessoas com deficiência não é só uma obrigação moral e social, mas também legal. É uma exigência do artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal Nº 13.146/2015 ), que estabelece ser obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso por pessoa com deficiência. Essa é uma das principais conquistas da comunidade de acessibilidade na Web”, afirma Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br|NIC.br.

    Neste ano, um dos destaques será o lançamento da plataforma TIC Web Acessibilidade, que permite verificar, com um nível de detalhamento inédito, se páginas terminadas em “gov.br” estão em conformidade com o eMAG, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico , que visa nortear o desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal para que possam ser acessíveis por qualquer pessoa.

    “Há áreas na plataforma em que é possível verificar detalhes específicos de quais páginas foram avaliadas e qual a quantidade de erros encontrados em cada uma delas. Com a ferramenta, temos condições de saber até o tipo de erro detectado e quais costumam ser mais frequentes”, adianta Reinaldo Ferraz, especialista em Padrões Web e em Acessibilidade na Web no Ceweb.br|NIC.br e no W3C Chapter SP, acrescentando que a aplicação é uma iniciativa deste centro do NIC.br, com o apoio técnico do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG).

    Imagem com plano de fundo preto com sobreposição do texto: Acessibilidade, gov.br, sites sob domínio.
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem com plano de fundo preto com sobreposição de texto e logotipo do domínio de sites do Governo Federal. Alinhado a esquerda, com fonte cor branco, está o termo: “Acessibilidade”. No centro, com cada letra nas cores que representam a bandeira nacional, aparece o domínio: “gov.br”. Abaixo, na cor branca, alinhado à direita, está a frase: “sites sob domínio”. Créditos: Governo Federal do Brasil, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons (logo)/Edição JI

    Atualização da cartilha de acessibilidade

    Outra novidade que compõe a programação do evento é o lançamento do 5º fascículo da Cartilha de Acessibilidade na Web, que aprofunda a discussão da edição anterior sobre como difundir uma cultura de acessibilidade nas empresas. Esse novo fascículo aborda também questões relacionadas à área do profissional de design.

    O encontro será transmitido, ao vivo, pelo canal do NIC.br no YouTube, com legenda e intérprete de Libras: https://youtube.com/nicbrvideos .

    Para mais informações sobre o Todos@Web, agenda e palestrantes confirmados, acesse https://todosnaweb.ceweb.br/ . Já para confirmar interesse em acompanhar o evento e o lançamento das iniciativas, por favor, entre em contato com Ana Nascimento, no telefone (11) 98670-6570 ou no e-mail anascimento@webershandwick.com . 

    TIC Web Acessibilidade Ceweb.br Gov.br Jornalista Inclusivo 1x1 1
    Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner em formato quadro, de divulgação do evento on-line. Imagem com plano de fundo preto e informações, no centro. Texto: “Todos@Web 2021 - 03 de dezembro de 2021, às 10h. Evento online”. No topo há a imagem do busto formado por várias cores. No rodapé estão as logomarcas dos organizadores: Ceweb.br, Nic.br e Cgi.br; e da parceria: W3C, escritório São Paulo. Créditos: Divulgação

    Serviço

    • O quê: Todos@Web & TIC Web Acessibilidade e Cartilha de Acessibilidade na Web
    • Quando: Dia 03/12 (sexta-feira), às 10h
    • Como: Evento on-line | Gratuito | Acessível
    • Onde: Transmissão no link https://youtube.com/NICbrvideos
    Sobre o Ceweb.br

    O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do NIC.br, tem como missão disseminar e promover o uso de tecnologias abertas na Web, fomentar e impulsionar a sua evolução no Brasil por meio de estudos, pesquisas e experimentações de novas tecnologias. No escopo de atividades desenvolvidas pelo Centro, destacam-se o estímulo às discussões sobre o ecossistema da Web e a preparação de subsídios técnicos à elaboração de políticas públicas que fomentem esse ecossistema como meio de inovação social e prestação de serviços. Mais informações em https://ceweb.br/ .

    Sobre o NIC.br

    O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br (https://nic.br/ ) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio – Registro.br (https://registro.br/ ), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (https://cert.br/ ), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações – Ceptro.br (https://ceptro.br/ ), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação – Cetic.br (https://cetic.br/ ), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego – IX.br (https://ix.br/ ), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas – Ceweb.br (https://www.ceweb.br ), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/ ).

    Sobre o CGI.br

    O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/principios ). Mais informações em https://cgi.br/ .

    Jornalista Inclusivo
    Jornalista Inclusivo

    Da Equipe de Redação

    Todas

    Este post tem um comentário

    Deixe um comentário