Prevenção do diabetes pode reduzir risco de glaucoma em 40% e catarata em 60%

Foto de exame de prevenção do diabetes, mostra as mãos de profissional da saúde com luvas, segurando o medidor de glicose enquanto colhe sangue do dedo indicador de paciente.
Fundação Dorina alerta para prevenção do Diabetes e ressalta a importância do acompanhamento da doença que pode levar à cegueira. (Foto: Wirestock/Freepik)

Entenda a relação entre o diabetes e a retinopatia diabética, que aumenta as chances de desenvolver o glaucoma e catarata.

No dia 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data que reforça a importância da prevenção à doença crônica que atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A doença também está associada a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira.

As condições relacionadas à cegueira não se restringem ao Brasil, pois segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados, se as doenças oculares fossem diagnosticadas dentro do tempo correto.

Neste artigo

Boa leitura!

Publicidade

Riscos do diabetes para a visão

A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. A hiperglicemia crônica leva a alterações da circulação sanguínea, com aumento da permeabilidade vascular causando edema (acúmulo de líquido), obstrução vascular, hemorragias e até descolamento de retina.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Dorina Nowill para Cegos, as pessoas com diagnóstico de diabetes têm 40% mais chance de desenvolverem glaucoma e 60% mais risco de desenvolverem a catarata

Diabetes e catarata

O diabetes pode causar catarata devido aos altos níveis de glicose no sangue, que afetam o cristalino, a lente natural dos olhos. O cristalino fica opaco, prejudicando a visão, que fica embaçada e turva. Além disso, a catarata também pode causar cegueira acelerar seu aparecimento e progredir mais rapidamente do que a catarata senil .

Os sintomas são de visão turva, maior sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar no sol ou em locais muito claros (fotossensibilidade), mudança na percepção das cores. Pode ser causada pelo envelhecimento, por diabetes e, inclusive, ser congênita (presente ao nascimento).

Diabetes e glaucoma

O glaucoma é uma doença do nervo óptico – a estrutura que transmite o que o olho enxerga para o cérebro, e tem uma relação importante com o diabetes. Embora a principal causa do glaucoma seja a elevação da pressão intraocular, a alta quantidade de glicose no sangue pode resultar no inchaço da lente do olho e no aumento da pressão, que comprime os vasos sanguíneos que levam o sangue ao nervo óptico e retina.

Essa condição, combinada com a pressão intraocular elevada e comprometendo o fluxo adequado de sangue e nutrientes para o nervo óptico, pode acelerar o desenvolvimento e a progressão do glaucoma.

O glaucoma é uma doença crônica e seu tratamento é feito à base de colírios, eventualmente aplicações com laser e cirurgia. O dano contínuo ao nervo óptico leva a defeitos do campo visual, deficiência visual e cegueira irreversível.

Publicidade

Prevenção do Diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue usar a insulina que produz de forma eficaz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e altas taxas de glicose (hiperglicemia) constante é o que caracteriza a doença.

A prevenção do diabetes, segundo o Ministério da Saúde , envolve a adoção de hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e pobre em açúcar e gordura, evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, monitorar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação prescrita pelo médico quando necessário.

Essas medidas podem evitar ou retardar o aparecimento da doença em pessoas com fatores de risco, como excesso de peso, sedentarismo, histórico familiar, idade avançada e pré-diabetes. Além disso, podem ajudar a controlar a doença em pessoas que já têm o diagnóstico de diabetes e prevenir complicações, entre elas a retinopatia diabética.

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn

Deixe um comentário