Unindo forças para a inclusão produtiva: um compromisso nacional com a juventude e com o futuro do país.
O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes ↗, uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), será lançado na próxima segunda-feira (11) em Bela Vista, São Paulo. O objetivo do pacto é construir uma política pública nacional que promova a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade até 2030.
Boa leitura!
O atual contexto do país
Este pacto é particularmente relevante no atual contexto do Brasil. Segundo dados recentes, o Brasil é composto por mais de 47,2 milhões de jovens, que representam quase um terço da população economicamente ativa. No entanto, mais de 27,1 milhões dessas pessoas estão desocupadas. Além disso, a inclusão produtiva da juventude é muito mais do que apenas números, é sobre o presente e o futuro do Brasil.
Lançamento do pacto nacional
O lançamento do pacto contará com a presença de várias personalidades, incluindo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Pinheiro; o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; e a oficial do Pacto Global da ONU, Thayná Leite.
A iniciativa visa promover atividades sobre a inclusão produtiva da juventude e sobre direitos no mundo do trabalho, com ênfase nos direitos da juventude e nas garantias dispostas no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) ↗. Além disso, o pacto busca engajar-se na defesa de leis e de políticas que ampliem os direitos das juventudes e assegurem boas condições de trabalho, livre de discriminação.
Um diálogo aberto pela juventude
O programa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), ação do Unicef voltada para a inclusão produtiva de adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos, já conseguiu reunir 138 empresas, 1.833 municípios e 32 organizações civis, criando mais de 260 mil oportunidades.
Com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o 1MiO fornece assistência técnica gratuita para ajudar governos, empresas e organizações da sociedade civil a progredir em suas agendas. Saiba mais acessando o site no Link ↗.
Inclusão Produtiva das Juventudes
- Por que aderir ao Pacto: O Pacto se baseia em evidências que mostram a importância e os benefícios da inclusão produtiva jovem, tanto para os próprios jovens quanto para a sociedade e a economia. O Pacto também oferece apoio técnico e orientação para os agentes transformadores que se comprometem com a causa.
- Como aderir ao Pacto: Para fazer parte do Pacto, basta acessar o site no Link ↗, clicar no botão “Quero fazer parte do Pacto”, buscar os compromissos que correspondem ao seu perfil, baixar o termo de adesão, assiná-lo e enviá-lo pela mesma página. Após receber a confirmação, você poderá comunicar e mobilizar outros agentes transformadores.
- Quais são os compromissos: O Pacto propõe uma série de compromissos de ação para cada agente transformador, como governo, empresas, entidades formadoras, organizações de trabalhadores, organizações de empregadores, fundações, institutos e movimentos da juventude. Os compromissos envolvem desde o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas até a oferta de oportunidades de formação, estágio, emprego e empreendedorismo para os jovens.
Serviço e programação
Lançamento Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes
- Data: Dia 11 de dezembro de 2023
- Horário: A partir das 9h
- Local: Avenida Paulista 149, Bela Vista, SP. (Itaú Cultural)
- Informações: pactopelasjuventudes.org ↗ | 1mio.com.br ↗
Programação:
- 9h40 – Apresentação do Pacto Nacional Pela Inclusão das Juventudes
- 10h – Participação das Fundações e Confederações
- 10h20 – Participação das Juventudes
- 10h50 – Compromisso das Empresas
- 11h30 – Assinatura do Pacto