Conscientização sobre Parkinson: Abril é mês de prevenção e ações

Pessoa sentada segura copo com água usando as duas mãos. É perceptível Seu rosto não aparece. Pelo mês mundial de conscientização sobre Parkinson.
Associação realiza ações durante todo o mês de abril, pela conscientização sobre Parkinson. (Foto: Reprodução. Créditos: Nopparat Jaikla)

Relançamento de eBooks, semana de 'lives' e tecnologia marcam os eventos e ações da Associação Brasil Parkinson (ABP)

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Parkinson, com o objetivo de oferecer conhecimento à população sobre a doença e promover ações de prevenção e tratamento que melhorem a qualidade de vida de pacientes e familiares. 

• Índice
    Add a header to begin generating the table of contents
    Scroll to Top

    Boa leitura!

    Publicidade

    Conscientização sobre Parkinson

    Doença degenerativa que afeta as áreas do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o Parkinson é caracterizado pelo tremor quando os músculos estão em repouso, lentidão de movimentos voluntários e dificuldade em manter o equilíbrio.

    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a doença, totalizando cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com a doença.

    mês de prevenção e ações

    A Associação Brasil Parkinson (ABP) preparou diversas ações para o mês de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril.

    Haverá o relançamento de eBooks de orientação à população sobre diagnóstico precoce e atividades físicas, lançamento de aplicativo para ampliar a participação dos pacientes no mundo digital, palestras na sede da associação e uma semana de “lives” com a participação de médicos, advogados e do jornalista André Tal, que tem Parkinson.

    Os eBooks têm como objetivo alertar a população sobre sintomas e sinais que podem surgir antes do diagnóstico, auxiliando na identificação da doença. O primeiro eBook “Sintomas Iniciais (Prodrômicos) , traz relatos de pacientes com Parkinson que vivenciaram sintomas motores e não motores antes do aparecimento dos sintomas clássicos.

    Já o segundo eBook, “Atividades e Exercícios Físicos , apresenta algumas atividades e exercícios comprovadamente neuroprotetores para o cérebro, que podem melhorar os sintomas motores e não motores relacionados à doença.

    As “lives” da ABP acontecerão durante a semana, sempre às 20h, no Instagram @associacaobrasilparkinson , abordando diversos temas, como tratamento medicamentoso, enfrentamento da doença em pessoas jovens, direitos das pessoas com Parkinson, tratamento cirúrgico e importância do atendimento integrado.

    Publicidade

    Calendário de 'lives' da ABP

    A Dra. Érica Tardelli, mestre em Neurociências pela USP e atual presidente da ABP, destaca a importância de divulgar informações sobre a doença para conscientizar a população e os profissionais da saúde:

    “Usamos a tecnologia e o meio digital para ampliar serviços, seja com o eBook, seja na parceria para difundir o aplicativo que inclui e estimula exercícios faciais. Temos parceria com universidades para incentivar estudos científicos, capacitamos profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e educadores físicos, e ampliamos a troca de informações com as principais entidades nacionais e internacionais de pesquisa”, afirma a médica.

    Além das ações programadas para o dia 11 de abril, a ABP ainda oferecerá um treinamento sobre Parkinson para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, um workshop para cuidadores, profissionais e familiares, além de palestras e atividades internas até o final de abril.

    Agenda de abril da ABP

    • 11/04 – Relançamento do eBook de orientação à população sobre diagnóstico precoce, sintomas e tratamento – download gratuito neste link ;
    • Lançamento de aplicativo Scrolling Therapy, da Eurofarma/Detsu, para ampliar a participação do parkinsoniano no mundo digital;
    • De 10 a 14/04 – Semana de ‘lives’, pelo Instagram da ABP;
    • 12/04 – Treinamento para servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo;
    • 15/04 – Workshop para cuidadores, profissionais e familiares;
    • Até 30/04 – palestras e atividades internas na sede da ABP.

    Sobre a ABP

    Associação Brasil Parkinson (ABP) – entidade sem fins lucrativos que se dedica ao atendimento, suporte e orientação a pacientes com Doença de Parkinson e suas famílias em todo o país. A ABP foi fundada em 1985 e tem como missão promover a qualidade de vida das pessoas com DP por meio de ações que visam o acesso a informações e serviços especializados, como: atendimento psicológico, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, orientação jurídica, entre outros. Mais informações da ABP na lista de links (https://linktr.ee/parkinson ).

    Deixe um comentário