Legenda descritiva: Cena final de Ainda Estou Aqui, com um grupo de pessoas reunidas na varanda de uma casa, com duas pessoas em cadeiras de rodas no centro e uma mulher abraçando uma criança no chão. (Foto: Divulgação / Alile Dara Onawale)
Cinema Inclusivo e Democrático em São Paulo: Sessões acessíveis e gratuitas do longa-metragem dirigido por Walter Salles.
Em São Paulo, o filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar 2025, será exibido gratuitamente em 11 CEUs começando hoje (20), e nos dias 23 e 26 de fevereiro. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Baccarelli, oferece recursos de acessibilidade e dispensa cadastro prévio, garantindo acesso democrático ao cinema para todos os públicos.
Detalhes da Exibição
Inspirado na história real da família de Eunice e Rubens Paiva durante a ditadura militar, o longa-metragem adapta o livro do escritor tetraplégico Marcelo Rubens Paiva. Com direção de Walter Salles e atuações marcantes de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme vem sendo aclamado como um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional. Em suas indicações ao Oscar 2025, o longa disputa as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz – este último em destaque para Fernanda Torres.
A exibição se destaca pela inclusão de recursos que possibilitam o acesso a pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso com a acessibilidade digital e comunicacional. Com classificação indicativa de 14 anos, as sessões estão abertas a todas as pessoas interessadas, independentemente de matrícula nos CEUs.
Programação e Acessibilidade
As sessões ocorrerão dentro do Circuito Spcine, em datas e horários estratégicos para atender ao público de diferentes regiões da cidade. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência, facilitando o acesso e evitando a necessidade de cadastro prévio. A programação completa e os locais de exibição podem ser conferidos no site do Circuito Spcine no link ↗.
Todas as salas do Circuito Spcine possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. As salas estão preparadas para oferecer os recursos de audiodescrição, janela com intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais e legenda oculta. Assim, espectadores que solicitam os recursos recebem um equipamento para uso exclusivo durante a sessão de cinema.
De acordo com a assessoria de imprensa, os equipamentos utilizam a tecnologia ProAccess, que permite interação e entretenimento às pessoas com deficiência visual e auditiva durante uma sessão, de maneira individual, livre de interferências e com sincronização instantânea dentro das salas de cinema.
Datas e Horários das Sessões
- Quinta-feira, 20/02 – 19h
- Domingo, 23/02 – 15h
- Quarta-feira, 26/02 – 17h
Os locais contemplados na programação são os CEUs de Barro Branco, Carrão, Freguesia do Ó, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Pinheirinho, São Miguel, São Pedro, Taipas, Tremembé e Vila Alpina. A iniciativa reforça a importância de uma programação cultural que atenda a públicos diversificados, garantindo que a experiência seja acessível e inclusiva.
Circuito Spcine: Democratizando o Acesso ao Cinema
O Circuito Spcine é uma rede disposta a transformar a forma o acesso ao cinema no Brasil. Formado por 20 espaços distribuídos, em sua maioria, em bairros que tradicionalmente não contam com salas comerciais, o circuito tem a missão de democratizar o acesso à sétima arte. As exibições acontecem com ingressos gratuitos ou a preços populares – R$4 para a inteira e R$2 para a meia-entrada – tornando o cinema nacional mais acessível a todos os públicos.
Além disso, a programação semanal do Circuito Spcine abrange desde produções internacionais e blockbusters até filmes nacionais e obras que se destacam em festivais, seja no Brasil ou no exterior. A diversidade de títulos e o caráter inclusivo das sessões reforçam o compromisso do circuito em aproximar a população de uma oferta cultural de qualidade, promovendo a educação e o engajamento social.
A estrutura do Circuito Spcine é considerada a maior rede de salas públicas de cinema do país e uma das mais importantes da América Latina. Com espaços instalados em 15 CEUs, 1 sala no Centro de Formação Cultura da Cidade Tiradentes e 4 salas em locais centrais – entre eles, o Centro Cultural São Paulo, a Galeria Olido e a Biblioteca Roberto Santos –, a iniciativa demonstra como a cultura pode ser levada para diferentes territórios, ampliando horizontes e promovendo a inclusão.
Baccarelli: Transformação Social Através da Educação e da Cultura
Criado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), a instituição nasceu para transformar e incluir famílias desamparadas, iniciando com o ensino de música para 36 crianças após um incêndio em Heliópolis. Atualmente, atua em São Paulo com 23 polos educacionais que abrangem música, dança, esporte, cultura e lazer, e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, gerencia 12 CEUs e implementa o Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs nos finais de semana.
A sede em Heliópolis é um moderno centro de excelência em música e dança. O Núcleo Heliópolis, com mais de 1.600 alunos anuais, abriga quatro grupos artísticos – entre eles a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra formada em favela –, sob a direção de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, consolidando seu impacto social e cultural.
Além das atividades educacionais e artísticas, o Baccarelli oferece serviços sociais para alunos e famílias, como o Restaurante Baccarelli, que combate a insegurança alimentar, e o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em favela. Em quase três décadas, a instituição se firmou como referência em educação, cultura, desenvolvimento sustentável e inclusão social em São Paulo. Para conhecer o trabalho da instituição, acesse: www.institutobaccarelli.org.br ↗.
Serviço: Ainda Estou Aqui
Datas e horários:
- Quinta-feira, 20/02, 19h
- Domingo, 23/02, 15h
- Quarta-feira, 26/02, 17h
Local: CEUs Barro Branco, Carrão, Freguesia do Ó, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Pinheirinho, São Miguel, São Pedro, Taipas, Tremembé e Vila Alpina. Confira os endereços completos e contatos das unidades neste link ↗.
Entrada gratuita (não é necessário cadastro prévio).