Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem retangular com fundo verde ilustra matéria sobre Reconecta 2020. Ilustração gráfica mostra duas mãos acessando um dispositivo eletrônico onde aparece a logomarca Reconecta, e logo abaixo a frase Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade. Imagem: Divulgação
MPT anuncia 1ª Edição Nacional Virtual do Reconecta 2020
Objetivo é ampliar e fortalecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência, na criação, produção e exposição de conteúdos
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ↗ realizará a 1ª Edição Nacional Virtual do Reconecta 2020 – Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O evento será exclusivamente online.
Conferências, debates e atendimentos serão realizados a todas as pessoas com deficiência sobre temas como a educação, trabalho com ambientes inclusivos e acessíveis, ações afirmativas, não discriminação, igualdade de oportunidades, reconhecimento da capacidade civil, lazer, esporte e expressão cultural, liberdade e participação sindical.
Também serão discutidas pautas importantes relacionadas ao acesso a serviços públicos. “Saúde, justiça, serviços assistenciais e previdência social, tecnologia assistiva, acessibilidade nas calçadas, mobilidade urbana, autonomia e independência e mídia inclusiva”, segundo informações da Secretaria do Gabinete da Vice-Procuradora-Geral do Trabalho/PGT.
O evento será gratuito. A sua programação contará com a participação de ativistas do movimento e da construção dos direitos da pessoa com deficiência.
Poderão participar como expositores e debatedores com e sem deficiência, órgão públicos, organizações de defesa das pessoas com deficiência, conselhos de direitos municipais, estaduais e nacional, conselhos profissionais, sindicatos, universidades e empresas de produtos de tecnologia assistiva.
Para participar em ação promocional do MTP, é necessário preencher um formulário com informações e vídeos totalmente acessíveis em Libras e com Áudio Descrição, neste link: http://bit.ly/ParticipaReconecta2020 ↗
As pessoas interessadas ainda podem se informar pelo e-mail reconecta2020@mpt.mp.br ↗
Reconecta 2020: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A edição Nacional on-line do Reconecta 2020 será justamente em período alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 3 de dezembro. Dessa forma, as atividades serão realizadas nos respectivos dias, das 10:00 às 21:00 horas.
A data comemorativa internacional é promovida desde 1992, com o objetivo de gerar maior compreensão dos assuntos relacionados a esse público, afim de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Vale destacar, que outro ponto essencial muito além da acessibilidade, é o de aumentar a consciência dos benefícios da inclusão das Pessoas com Deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
Quando falamos de acessibilidade não falamos em minorias. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência, desde as mais simples até as mais severas.
Em outras palavras, como informa o próprio MPT, “25% dos brasileiros se deparam com produtos, ambientes, tecnologias ou serviços falhos em suas concepções, e que inviabilizam seu uso por pessoas com deficiência. É preciso reconectar estes brasileiros”.
E o que é Reconectar?
Tornar algo acessível não é adaptar. Não é distorcer até ficar “bom”. É repensar, é reconhecer, reimaginar soluções, tecnologias, politicas e produtos para que atendam e satisfaçam a qualquer um, independente de suas condições físicas ou intelectuais. “Isso é um direito e uma necessidade básica do ser humano: ser tratado como igual”, defende a divulgação.
Reconecta 2020: Objetivos específicos
Para alcançar o objetivo geral, o de promover a inclusão das pessoas com deficiência e sua plena participação na sociedade, o MPT elencou objetivos específicos dos debates e conteúdos inclusivos.
Confira:
- Conscientizar a sociedade sobre as condições das pessoas com deficiência e fomentar o respeito pelos seus direitos e dignidade;
- Construir parcerias por meio da difusão de informações e boas práticas;
- Desenvolver e fortalecer ações nacionais, interestaduais e intermunicipais;
- Integrar setores e serviços;
- Contribuir com o aprimoramento dos métodos e processos de trabalho desenvolvidos no desempenho das atividades inerentes as atribuições institucionais;
- Favorecer a conscientização do importante papel social que desempenham as instituições voltados à garantia dos direitos humanos, incluindo a cidadania, a ética, a justiça e a paz social;
- Dar visibilidade, conhecer, demonstrar produtos e serviços para a reabilitação e acessibilidade;
- Mostrar as inovações de tecnologia assistiva;
- Realizar palestras sobre temas específicos: acessibilidade, avaliação biopsicossocial, educação
- inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado, cadastro nacional;
- Realizar atividades culturais, esportivas e de lazer;
- Oportunizar às empresas a apresentação de boas práticas e coleta de currículos para seus postos de trabalho;
- Apresentar pesquisas científicas nos diferentes domínios de vida das pessoas com deficiência.
Rafael Ferraz Carpi
Formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006), Rafael assina como Editor responsável pelo conteúdo do site, edição geral e publicações. É autor do projeto Jornalista Inclusivo e já trabalhou como repórter em jornais impresso, e rádio AM, como executivo de contas em revista, fotografia e assessoria de imprensa. Atualmente atua como produtor de conteúdo, redator, e com marketing digital em mídias sociais.
Curtiu? Ajude a alcançar mais pessoas e compartilhe!