Parceria do ICFJ com o YouTube, programa Jogo Limpo vai apoiar ideias para enfrentar as fakenews e combater a desinformação eleitoral de 2022
Fact-checkers e jornalistas que estão comprometidos com a luta contra a desinformação no Brasil em ano eleitoral poderão receber apoio financeiro e tempo de mentoria no programa “Jogo Limpo”. A iniciativa, lançada hoje pela parceria do International Center for Journalists (ICFJ) com o YouTube Brasil, busca projetos inovadores que promovam o combate às notícias falsas que podem afetar o processo democrático brasileiro.
Boa leitura!
Programa Jogo Limpo
Jogo Limpo distribuirá um total de $150.000 dólares – em bolsas de até $25.000 dólares por projeto – para produção de conteúdo, o desenvolvimento de tecnologia e a difusão de iniciativas de alfabetização midiática que tenham como objetivo combater informações falsas e enganosas sobre as eleições de outubro.
O programa também arcará com três meses de orientação especializada, e os mentores serão convidados criteriosamente pela equipe do ICFJ entre os melhores especialistas de língua portuguesa que integram a rede da organização. A mentoria terá início logo após o anúncio dos selecionados de forma a garantir que seus projetos tenham um forte impacto.
Ideias de grande impacto
“Assim como em 2018, espera-se que o público brasileiro enfrente uma enxurrada de mentiras como parte da tentativa de minar o processo eleitoral do país”, disse Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do ICFJ. “Mas também sabemos que há um time altamente dedicado de jornalistas e checadores que estão encontrando maneiras inovadoras de enfrentar esse problema. Com o programa Jogo Limpo, nosso objetivo é apoiar as melhores ideias – aquelas que têm potencial de causar um grande impacto.”
As inscrições para o programa estão abertas até 15 de maio, e o ICFJ terá uma equipe de especialistas externos para identificar as propostas mais inovadoras e criativas. O grupo buscará projetos que possam atingir diferentes públicos e combater a desinformação.
Combate a desinformação
“As eleições brasileiras são prioridade para o YouTube e temos investido esforços para combater a desinformação na plataforma, atualizando e aprimorando sistemas e mecanismos constantemente, com o objetivo de garantir proteção e melhor experiência para nossos usuários. Hoje, anunciamos nossa parceria com o ICFJ, no intuito de cada vez mais fornecer ferramentas e outras formas de apoio no combate à desinformação e reforçar nosso compromisso e parcerias com jornalistas e fontes confiáveis de informação”, destaca Alana Rizzo, gerente de políticas públicas do YouTube Brasil.
O programa “Jogo Limpo” é totalmente financiado pelo YouTube Brasil. Mas propostas enviadas não precisam necessariamente estar vinculadas ao YouTube, Google ou mesmo ter um formato audiovisual.
Como vai funcionar o Programa Jogo Limpo?
Podem se inscrever em “Jogo Limpo” projetos focados no combate à desinformação eleitoral brasileira que se encaixem em uma das 3 categorias abaixo. Veja alguns exemplos:
Produção de conteúdo
- Construção e teste de novos formatos para checagem de dados
- Lançamento de novos produtos/serviços relacionados à checagem de dados
- Lançamento de esforços colaborativos para combater a desinformação em nível nacional e/ou regional
- Alcançar e engajar novos públicos
- Mapear a desinformação eleitoral e/ou o uso/disseminação da checagem de dados
Desenvolvimento tecnológico
- Chatbots novos ou atualizados
- Bancos de dados novos ou atualizados
- Ferramentas capazes de rastrear/monitorar a disseminação de desinformação
- Ferramentas que suportem storytelling para o combate à desinformação
Alfabetização midiática
- Workshops, webinars ou outros treinamentos
- Apoiar autoridades e organizações na compreensão e combate à desinformação eleitoral
Todos os projetos devem:
- Estar relacionados ao combate à desinformação eleitoral no Brasil
- Demonstrar um forte senso de criatividade e inovação
- Ter um forte cunho jornalístico
Quem pode se inscrever?
Propostas podem ser enviadas por jornalistas, fact-checkers e equipes colaborativas (incluindo profissionais que não são jornalistas, mas que trabalham contra desinformação em qualquer área do conhecimento nos últimos seis meses.
São aceitas inscrições de pessoas físicas e jurídicas. As pessoas físicas, no entanto, precisam ser maiores de idade e não podem estar ocupando nenhum cargo público.
O que os selecionados receberão?
- Até 25.000 dólares por projeto (até um total de 150.000 dólares)
- 3 meses de mentoria
- Oportunidade de divulgar sua iniciativa com o apoio do ICFJ e do YouTube Brasil
Cronograma do programa:
- Período de inscrição: 25 de abril a 15 de maio (23h59 EST)
- Anúncio dos vencedores: 21 de junho de 2022
- Desenvolvimento, financiamento e mentoria: 23 de junho a 23 de setembro, 2022
Os projetos devem estar prontos para serem lançados até 16 de agosto de 2022, quando a campanha eleitoral oficial começa no Brasil.
Sobre o ICFJ
O International Center for Journalists (ICFJ) capacita uma rede global de jornalistas para produzir reportagens que derivam em governos melhores, economias mais fortes, sociedades mais vibrantes e vidas mais saudáveis. Servimos nossa comunidade fornecendo treinamento, orientação, bolsas e apoio financeiro em jornalismo investigativo, reportagens de fôlego, inovação de mídia e sustentabilidade financeira, bem como por meio de pesquisas e recursos de ponta. Saiba mais no site icfj.org ↗
Da Equipe de Redação