Descubra como Elon Musk, Anthony Hopkins, Greta Thunberg e outras pessoas famosas vivem no espectro autista e inspire-se com suas histórias de sucesso.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, assim como em todos os outros dias do ano, divulgar personalidades como Elon Musk e Greta Thunberg é uma importante ferramenta no combate ao estigma em torno do autismo. Ao tornar público seu diagnóstico, essas figuras públicas mostram que a neurodiversidade deve ser valorizada e respeitada.
Boa leitura!
Promover a inclusão através da compreensão de pessoas autistas em todos os âmbitos da sociedade, desafia a ideia equivocada de que características específicas são necessárias para o sucesso profissional e pessoal.
Já a divulgação do diagnóstico de autismo em idade avançada é um exemplo importante da diversidade etária dentro espectro. O diagnóstico pode ocorrer em qualquer idade e em pessoas com interesses e habilidades incríveis em diversas áreas.
Para o artigo de hoje, separamos nove nomes de celebridades autistas e uma lista surpresa ao final do artigo. Confira!
Empresário multimilionário revela que tem autismo
Em de maio de 2021, durante o programa de televisão norte-americano “Saturday Night Live”, o empresário Elon Musk revelou que possui autismo nível 1, que ele mesmo chamou de *síndrome de Asperger. Musk é fundador da SpaceX; CEO da Tesla; vice-presidente da OpenAI ↗, fundador e CEO da Neuralink; cofundador, presidente da SolarCity e proprietário do Twitter#asperger.
Musk explicou que, devido à sua condição, muitas vezes é necessário que ele deixe claro quando está falando seriamente, já que sua forma de falar não possui muita entonação ou variação. Ele acrescentou que essa é a primeira vez que uma pessoa com Asperger apresenta o “Saturday Night Live”, ou pelo menos a primeira vez que alguém admite isso publicamente.
*A nomenclatura “Síndrome de Asperger” e os transtornos que fazem parte do espectro autista foram reunidos na CID-11, como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), popularmente chamado de “Autismo leve” e prescrito pelo código 6A02 ↗.
Vencedor de Oscar diagnosticado na vida adulta
Anthony Hopkins, vencedor do Oscar de Melhor Ator pelo filme “O Silêncio dos Inocentes”, revelou publicamente que foi diagnosticado com autismo na vida adulta, aos cerca de 70 anos de idade. Foi sua esposa quem o encorajou a pesquisar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista e entender que algumas de suas características poderiam ser sinais de uma pessoa atípica.
Ao tornar público seu diagnóstico, Hopkins compartilhou que sempre teve dificuldades em se encaixar em grupos e que foi um adolescente solitário. Além de sua carreira de sucesso na atuação, ele é também um talentoso pintor, compartilhando suas obras em suas redes sociais.
Ativista ambiental conhecida globalmente
Greta Thunberg, a jovem ativista sueca que se tornou um ícone mundial na luta contra as mudanças climáticas, revelou publicamente que foi diagnosticada com transtorno do espectro autista, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo quando tinha 12 anos de idade. Ela explica que compartilhou seus diagnósticos para desmistificar a ideia de que as pessoas com deficiência e neurodivergentes não são capazes de liderar movimentos ou alcançar objetivos.
Além disso, a ativista ressaltou que, em muitos casos, suas diferenças foram na verdade uma fonte de força e resiliência. Ela disse: “ser diferente pode ser um superpoder”. A revelação de Thunberg – destaque em eventos de causas ambientais como a Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas e a COP24 – ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância de abraçar a diversidade em todas as suas formas.
Famosa atriz americana, autista e defensora de animais
A atriz americana Daryl Hannah é conhecida por seus papéis em filmes como “Splash – Uma Sereia em Minha Vida” e “Kill Bill”. Ela foi diagnosticada com autismo ainda na infância e, por muito tempo, lutou com a ansiedade social que acompanha a condição. Daryl falou abertamente sobre como o autismo afetou sua carreira como atriz e como ela aprendeu a lidar com as dificuldades. Ela também é uma defensora dos direitos dos animais e do meio ambiente.
Conhece Pokémon? O seu criador também tem TEA
O criador japonês de Pokémon, Satoshi Tajiri, foi diagnosticado com autismo ainda na adolescência. Ele é um dos exemplos mais bem-sucedidos de como o autismo pode ser uma fonte de criatividade e inspiração. Satoshi criou a franquia Pokémon, que se tornou um fenômeno mundial, e tem sido uma fonte de entretenimento e inspiração para crianças e adultos em todo o mundo.
Ator canadense, comediante e com autismo leve
Dan Aykroyd, o icônico ator e comediante conhecido por seus papéis em filmes como “Os Caça-Fantasmas” e “Os Irmãos Cara-de-Pau”, revelou recentemente que foi diagnosticado com transtorno do espectro autista. Aykroyd, que tem 70 anos, disse que recebeu o diagnóstico no início da vida adulta, mas só compartilhou publicamente agora como forma de ajudar a desmistificar o autismo e encorajar outras pessoas a buscar ajuda e apoio.
O ator também falou abertamente sobre como o autismo o ajudou a se concentrar em suas habilidades criativas e como isso o inspirou a escrever roteiros de filmes. Dan também é um entusiasta de assuntos relacionados à ufologia e tem sua própria empresa de produção de vodka.
Cantora escocesa que inspira e também é autista
Com autismo nível 1, a cantora escocesa Susan Boyle ficou famosa em todo o mundo depois de sua participação no programa de televisão “Britain’s Got Talent”, em 2009. Apesar de sua incrível voz e talento, Boyle foi alvo de ridicularização por parte do público e da mídia devido à sua aparência e comportamento. No entanto, Boyle provou a todos que seu talento era genuíno, surpreendendo a todos com sua performance de “I Dreamed a Dream” do musical Les Misérables, que se tornou viral na internet.
Desde então, Boyle lançou vários álbuns e continua a encantar seu público com sua bela voz e presença no palco. Sua história é um lembrete poderoso de que o talento e o valor de uma pessoa não devem ser julgados com base em sua aparência ou comportamento, e que todos merecem ser tratados com respeito e dignidade.
Naturalista diagnosticado aos 40 anos de idade
O apresentador e naturalista britânico Chris Packham é conhecido por seus programas de televisão sobre natureza, incluindo “Springwatch” e “Autumnwatch”. Ele foi diagnosticado com autismo nível 1 aos 40 anos de idade e falou abertamente sobre como o autismo o ajudou a se concentrar em seu trabalho e em suas paixões. Chris é um defensor da conscientização sobre o autismo e da importância de aceitar e entender as diferenças das pessoas.
Empresário entre os mais bem-sucedidos do mundo
O fundador da Microsoft, Bill Gates, foi diagnosticado com autismo nível 1 em idade adulta. Ele falou sobre como o autismo o ajudou a se concentrar em seu trabalho e em suas paixões, e como isso o inspirou a se tornar um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo. Bill também é um defensor da conscientização sobre o autismo e da importância de entender e aceitar as diferenças das pessoas.
Essas personalidades autistas, como muitas outras, ajudam a desmistificar o autismo e suas variações. Ao compartilharem suas histórias, elas estão promovendo a inclusão de pessoas com autismo em todos os aspectos da vida. E você, conhece mais algum famoso autista? Então, confere a lista a abaixo com 45 nomes.
45 personalidades com TEA
Alguns desses nomes revelaram publicamente que têm autismo, enquanto outros foram diagnosticados por especialistas com base em sua biografia e comportamentos históricos.
Por outro lado, alguns nomes, como Albert Einstein e Leonardo da Vinci, são frequentemente especulados como tendo traços de autismo, mas nunca foram diagnosticados formalmente.
- Albert Einstein - Cientista e Matemático
- Alexander Graham Bell - Inventor
- Alfred Hitchcock - Diretor de Cinema
- Andy Warhol – Artista
- Barbara McClintock – Cientista e Citogeneticista
- Benjamin Banneker - astrônomo, relojoeiro, fazendeiro e editor afro-americano.
- Benjamin Franklin - Inventor
- Bill Gates – Co-fundador da Microsoft Corporation
- Bob Dylan - Músico
- Bobby Fischer - Grande Mestre de Xadrez
- Carl Jung - Psiquiatra e Psicoterapeuta
- Charles Darwin – Naturalista, Geólogo e Biólogo
- Charles M. Schulz - Cartunista
- Clay Marzo - Surfista profissional
- Dan Aykroyd - Ator cômico
- Daryl Hannah - Atriz e ativista ambiental
- Elon Musk - Empreendedor
- Emily Dickinson – Poeta
- George Orwell - Escritor
- Hans Christian Andersen – Autor infantil
- Heather Kuzmich - Participante de Reality Show e modelo
- Henry Cavendish - Cientista
- Henry Ford - Inventor
- James Joyce – Escritor de “Ulysses”
- James Taylor - Cantor-compositor e guitarrista
- Jane Austen - Escritora
- Jerry Seinfeld – Comediante
- John Denver - Cantor-compositor e produtor musical
- Leonardo da Vinci - Artista
- Ludwig van Beethoven - Músico
- Ludwig Wittgenstein – Filósofo
- Michelangelo – Escultor, Pintor, Arquiteto e Poeta
- Nikola Tesla – Inventor
- Paul Dirac – Físico
- Samuel Clemens - Escritor
- Satoshi Tajiri – Criador do Pokémon da Nintendo
- Stanley Kubrick – Diretor de Cinema
- Steve Jobs - Ex-CEO da Apple
- Susan Boyle - Cantora
- Thomas Edison - Inventor
- Thomas Jefferson - Primeiro político americano
- Tim Burton – Diretor de Cinema
- Vincent van Gogh - Artista
- William Butler Yeats - Poeta
- Wolfgang Amadeus Mozart - Músico.
Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Consultor em Estratégias Inclusivas e Gestor de Mídias Digitais. Formado em Comunicação Social (2006). Atuou como repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. Ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.
Olá, Heidi. Ficamos felizes que tenha gostado.
=)
Excelente matéria!