Identificação Precoce da Dislexia: O Importante Papel da Pediatria

Pediatra mostrando um raio-X para uma criança e seu responsável, na busca da identificação precoce da dislexia.
Diretora-Presidente do Instituto ABCD destaca que é crucial a atuação de profissionais da pediatria para uma identificação precoce da Dislexia. (Foto: Eugene Barmin)

Pediatras como Detectores de Dislexia: Uma Abordagem Proativa para um Desenvolvimento Infantil Saudável

O Instituto ABCD, uma organização social sem fins lucrativos, enfatiza a importância do papel de profissionais da pediatria na identificação precoce da Dislexia. Com uma abordagem proativa, pediatras tornam-se agentes cruciais na detecção deste transtorno de origem genética e hereditária. O iABCD  gera, promove e dissemina conhecimentos de impacto positivo para pessoas com dislexia em todos o país.

A Dislexia, um transtorno neurobiológico que afeta entre 5% e 10% das crianças, tem implicações significativas no processo de aprendizagem da leitura e, consequentemente, no bem-estar emocional. No entanto, o diagnóstico muitas vezes ocorre tardiamente, o que acaba comprometendo o desempenho acadêmico e o desenvolvimento socioemocional.

Publicidade

Entendendo a Dislexia e sua Ocorrência

Na pesquisa “Reintroduzindo a Dislexia: Identificação Precoce e Implicações para a Prática Pediátrica”, publicada no Jornal Oficial da Academia Americana de Pediatria , é revelado que a Dislexia tem origem genética e hereditária, ocorrendo em até 68% dos gêmeos idênticos de pessoas diagnosticadas com o distúrbio e até 50% daquelas que têm parentesco de primeiro grau com transtorno.

Estudos indicam que alterações no processamento cerebral característico desse transtorno específico da aprendizagem são observadas antes mesmo do início do ensino formal da leitura. Em outras palavras, muito antes da criança apresentar dificuldades significativas no desenvolvimento escolar é possível identificar sinais de risco para dislexia. E, assim que identificados, a intervenção é recomendada.

Publicidade

O Papel da Pediatria na Identificação Precoce da Dislexia

Profissionais da pediatria, como primeiro e principal ponto de contato no desenvolvimento infantil, podem desempenhar um papel vital nesse processo. Assim como a triagem para autismo foi incluída na caderneta de vacinação em 2022, uma alternativa para identificar sinais precoces de Dislexia também seria adotar o mesmo recurso por agentes de saúde. Essa abordagem preventiva pode levar não somente a intervenções precoces, como ainda otimizar o desenvolvimento cognitivo, educacional e emocional das crianças.

No âmbito clínico, a pediatria traz a possibilidade de integrar avaliações de histórico familiar e questionários específicos durante as consultas pediátricas. O que permitiria identificar crianças em risco, direcionando-as a intervenções e avaliações mais detalhadas. O uso de “dias de triagem” focados em alfabetização nas clínicas pediátricas mostram-se uma estratégia eficaz para identificar precocemente fatores de risco para dislexia.

Publicidade

Desenvolvimento Acadêmico e Socioemocional da Criança

“O envolvimento dos pediatras nas discussões nacionais sobre Dislexia é crucial quando se trata da identificação dos sinais precoce. Ele é o profissional que acompanha a criança durante todo o seu desenvolvimento. Atualmente, a análise de habilidades e competências relacionadas à aquisição de leitura e escrita não estão sendo abordadas nas consultas de rotina. Com o avanço das neurociências, sabemos quais são as habilidades precursoras da alfabetização”, explica Juliana Amorina, Diretora-Presidente do Instituto ABCD.

Documentos nacionais normativos, como a Base Nacional Comum Curricular, fornecem parâmetros importantes sobre quando deve ocorrer essa aprendizagem. Portanto, defende a Diretora-Presidente do Instituto ABCD, “não é necessário esperar que a criança passe por anos de fracasso escolar para prestar atenção ao processo de alfabetização. Entendemos que essa mudança na atuação dos pediatras pode garantir o direito fundamental que toda criança tem de aprender a ler e escrever”.

Publicidade

Definição e o Impacto da Dislexia

A dislexia é um transtorno neurobiológico que afeta a habilidade de uma pessoa para ler, escrever e soletrar. Caracterizada por dificuldades na decodificação de palavras e na fluência de leitura, a dislexia é a condição de aprendizado mais comum, afetando entre 5% e 10% das crianças.

Embora a dislexia seja frequentemente associada a desafios na leitura, seu impacto vai além do ambiente acadêmico. As crianças com dislexia podem lutar com a autoestima e a ansiedade, especialmente se o transtorno não for identificado precocemente. A dificuldade em acompanhar os colegas pode levar a sentimentos de frustração e inadequação, impactando o bem-estar emocional da criança.

No entanto, é importante notar que a dislexia não tem relação com a inteligência. Muitas pessoas com dislexia têm habilidades cognitivas médias ou acima da média e, com o apoio adequado, podem se tornar leitores proficientes.

Publicidade

A identificação precoce e a intervenção são fundamentais para ajudar as crianças com dislexia a desenvolver estratégias de aprendizado eficazes e a construir a confiança em suas habilidades. Isso destaca a importância do papel dos pediatras na detecção precoce da dislexia, pois eles são muitas vezes o primeiro ponto de contato no desenvolvimento infantil. Com a formação e as ferramentas adequadas, os pediatras podem desempenhar um papel vital na identificação de sinais de dislexia e no encaminhamento para intervenções apropriadas.

Sobre o Instituto ABCD

O iABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Publicidade

Deixe um comentário