Sorenson adquire a premiada Hand Talk de IA para acessibilidade

Fundadores da Hand Talk posam em frente ao prédio da Sorenson. Eles vestem jaquetas com o logotipo da empresa, e ao fundo há carros estacionados e árvores sem folhas.

Ícone de fotografia Legenda descritiva: Fundadores da Hand Talk posam em frente ao prédio da Sorenson, que exibe o slogan "Connect Beyond Words". Eles vestem jaquetas com o logotipo da empresa, e ao fundo há carros estacionados e árvores sem folhas. (Foto: Divulgação)

Aquisição pela empresa americana deve impulsionar a inovação em tecnologias de acessibilidade para a comunidade surda e revolucionar a comunicação inclusiva global.

A premiada startup brasileira Hand Talk, pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, acabar de anunciar ao mercado sua aquisição pela Sorenson, fornecedora global número um de soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Com a união, a Hand Talk busca trazer ainda mais inovação para suas soluções, contribuindo na transformação digital e na vida de seus milhões de pessoas usuárias e clientes. “Essa aquisição é provavelmente uma das maiores transações de negócios de impacto social no Brasil”, afirma Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. A transação visa fortalecer o portfólio da Sorenson, além de ampliar o alcance de suas soluções em todo o mundo. O valor da operação não foi divulgado.

Hand Talk: Inovação de IA para acessibilidade

Fundada em 2012 em Alagoas, a Hand Talk é reconhecida pelo uso pioneiro de tradutores virtuais para a tradução automatizada de Línguas de Sinais, e essa nova parceria promete expandir ainda mais suas capacidades. A startup é premiada internacionalmente e atingiu em 2024 a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas.

Tenório comemora o momento e destaca a missão da companhia como fator fundamental para trilhar os próximos passos:

“Temos o orgulho de dizer que hoje somos o mais inovador ecossistema de acessibilidade digital do mercado e aliamos Inteligência Artificial a experiências humanas, criando soluções que promovem uma jornada digital inclusiva para empresas e usuários. Com a aquisição, nossa missão de quebrar barreiras de acessibilidade agora ganha uma dimensão global. Estamos animados com o que está por vir e engajados em trazer ainda mais inovação para nossas soluções, atingindo cada vez mais pessoas”, conta o empreendedor.

Revolução global da comunicação inclusiva

Além da Hand Talk, a Sorenson também adquiriu a OmniBridge, da Intel, com o intuito de reforçar suas capacidades em tradução automatizada de Línguas de Sinais. A combinação das tecnologias de ponta da Hand Talk e da OmniBridge permitirá à Sorenson oferecer serviços ainda mais inovadores e eficazes para a comunidade surda.

“Essas aquisições oferecem à Sorenson capacidades complementares e equipes qualificadas para continuar nosso trabalho no desenvolvimento de produtos inovadores e baseados em IA, que preenchem lacunas críticas de comunicação para nossos clientes.”, afirma Paget L. Alves, CEO da Sorenson.

Os fundadores da Hand Talk, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, continuarão à frente da startup, trabalhando em conjunto com a Sorenson para criar soluções inclusivas e inovadoras.

Perfil e Reconhecimento da Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 12 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL).

Além do prêmio de Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa alagoana foi reconhecida como Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info.

Pioneira no uso de IA para acessibilidade, a Hand Talk atende clientes de peso como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo, Samsung e PwC, entre outras. Para mais informações, acesse handtalk.me .

Sorenson: Tecnologia e acessibilidade

A Sorenson é um dos principais provedores de serviços linguísticos do mundo, combinando tecnologia patenteada com soluções centradas no ser humano. De acordo com a divulgação, a empresa se esforça para aumentar a diversidade, a equidade, a inclusão e a acessibilidade para pessoas sub-representadas por meio de soluções de comunicação para todas as pessoas, como legendagem de chamadas e serviços de retransmissão de vídeo, interpretação remota e presencial de língua de sinais e língua falada, tradução, legendagem em tempo real e serviços de idiomas pós-produção.

Além disso, o impacto da Sorenson se estende além das conexões que apoia. De acordo com o Impact and ESG Vision and Action Plan da Sorenson, a empresa está analisando sua pegada de carbono, abordando as barreiras de acessibilidade e avanço para funcionários com surdez e implementando um programa de diversidade de fornecedores.

A Sorenson é uma empresa de propriedade de minorias comprometida com a expansão de oportunidades para comunidades carentes e com a defesa de uma cultura de pertencimento. Para obter mais informações sobre a empresa, acesse sorenson.com ou es.sorenson.com .

 

Deixe um comentário