Primeiro consultor em audiodescrição contratado por CLT no Brasil

O jornalista Gustavo Torniero, consultor em audiodescrição, em frente ao Santuário Nacional de Aparecida, com vista panorâmica do centro de peregrinação.

Descrição da imagem: Gustavo Torniero, jornalista contratado como consultor em audiodescrição, em frente ao Santuário Nacional de Aparecida, com vista panorâmica do centro de peregrinação. (Foto: Acervo pessoal)

Jornalista com deficiência visual foi contratado pela TV Aparecida, uma das 14 maiores redes de televisão do Brasil, segundo a Anatel.

Em um marco histórico para a inclusão de profissionais com deficiência no Brasil, o jornalista Gustavo Torniero, que tem deficiência visual, tornou-se o primeiro consultor em audiodescrição contratado por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no país. A contratação foi realizada pela TV Aparecida, que oferece 20 horas semanais de conteúdos com audiodescrição e closed caption em todos os programas.

Gustavo, que também é criador de conteúdo e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, será responsável por aperfeiçoar as descrições dos programas exibidos com esse recurso de acessibilidade, melhorando assim a compreensão dos programas para a audiência com deficiência visual.

Publicidade

Representatividade e Protagonismo

Este é um momento especialmente relevante para profissionais com deficiência no Brasil. A contratação de Gustavo representa um passo importante para a representatividade e o protagonismo da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal.

No LinkedIn, o jornalista explica que o trabalho de consultor se soma aos seus outros projetos pessoais e profissionais. Ele também fala da relevância de um cargo fixo de consultor em audiodescrição.

“Existem dezenas de colegas brilhantes que atuam na consultoria de audiodescrição de exposições, obras audiovisuais de diferentes gêneros, materiais informativos, publicitários, entre outros. Mas o trabalho normalmente acontece de forma temporária e varia de acordo com o projeto. Continuo realizando esse serviço, também. Mas, agora, temos um cargo fixo de consultor dentro de uma equipe no Brasil, iniciativa que pode ser replicada em agências de comunicação, marketing e publicidade, e empresas de todos os setores.” – Gustavo, via LinkedIn .

Publicidade

Primeiro consultor em audiodescrição contratado por CLT

Sobre o fato de ser o primeiro consultor de audiodescrição em regime CLT, Gustavo explica que a informação vem das suas consultas a profissionais da área:

“Se você souber de alguma outra iniciativa, me conte! Estou no setor de acessibilidade do canal, criado em 2011 de forma pioneira pela entusiasta de Acessibilidade Comunicacional Flávia Machado. Continuo em São Paulo, já que o trabalho é remoto, com algumas exceções”, publicou Torniero.

No site da TV Aparecida, Flávia Machado, coordenadora de Acessibilidade da TV Aparecida, destacou a importância da chegada de Gustavo à equipe para o aperfeiçoamento da audiodescrição da emissora:

O trabalho do consultor é muito importante para que tenhamos uma audiodescrição que atenda melhor o nosso público. O Gustavo tem experiência na área e chega para somar na nossa dedicada equipe”, afirmou.

A contratação de Gustavo é um passo significativo para a inclusão e acessibilidade no Brasil. Para saber mais sobre o trabalho de Gustavo e a importância desse momento, confira a conversa dele com o apresentador Marcus Aurélio no canal de YouTube da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

Quem é o jornalista com deficiência visual

Gustavo Torniero é paulistano, tem 28 anos, e é graduado em jornalismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) desde 2017. De 2015 a 2023, dedicou-se ao ativismo, trabalhando como voluntário para a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), uma organização sem fins lucrativos que representa aproximadamente 86 entidades voltadas para pessoas cegas em todo o Brasil.

Publicidade

Torniero já publicou matérias em veículos como BBC Brasil, Folha de S.Paulo e Gazeta do Povo. Além disso, ele já atuou como colunista no portal Terra Byte  e foi painelista em eventos como Campus Party e The Developer’s Conference – TDC. Gustavo também participou de campanhas de marcas como Philips, Natura e Amazon.

Sobre a TV Aparecida

A TV Aparecida é uma das 14 maiores redes de televisão do Brasil, parte do grupo Rede Aparecida de Comunicação, que inclui a Rádio Aparecida e o portal A12. No ar há 18 anos, desde 8 de setembro de 2005, a emissora oferece uma programação diversificada, com transmissões religiosas, programas culturais, educativos, jornalísticos, esportivos, musicais, femininos, filmes e transmissões ao vivo. A TV Aparecida está disponível em 25 estados, incluindo o Distrito Federal e 24 capitais, podendo ser sintonizada em TV aberta, por assinatura e streaming no portal www.a12.com/tv.

Fontes: TV Aparecida, LinkedIn de Gustavo Torniero

Picture of Rafael F. Carpi
Rafael F. Carpi

Editor na Jornalista Inclusivo e na PCD Dataverso. Formado em Comunicação Social (2006), foi repórter, assessor de imprensa, executivo de contas e fotógrafo. É consultor em inclusão, ativista dedicado aos direitos da pessoa com deficiência, e redator na equipe Dando Flor e na Pachamen Editoria.

LinkedIn