Adolescentes da Ilha de Marajó vencem desafio nacional e criam solução digital para inclusão e comunicação no Espectro Autista.
Pará, julho de 2025 – Quatro jovens talentos do Instituto Stella Maris, no município de Soure, na Ilha de Marajó, no Pará, são os responsáveis pela criação da startup Nortack e do aplicativo “My TEA”. Desenvolvido para auxiliar pais e responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre 5 e 12 anos, a inovação digital tem como missão facilitar a gestão do cotidiano, a interação social e a comunicação de usuários e seus familiares, promovendo maior autonomia e qualidade de vida.
O aplicativo “My TEA” não é apenas uma ferramenta tecnológica; é um testemunho do potencial do empreendedorismo jovem e da inovação social. Criado por Ana Beatriz Saldanha, Jorge Aruã Machado, Maria de Lourdes Ferreira e Yuri Vinícius Figueiredo, com idades entre 14 e 17 anos, o projeto surgiu da participação no Desafio Tack, uma competição nacional de cultura e empreendedorismo. A iniciativa, além de oferecer suporte prático para famílias de pessoas com TEA, também se alinha diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente Saúde e Bem-estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10), demonstrando um compromisso com um futuro mais inclusivo e equitativo.
Do Desafio Tack à Criação do My TEA: Uma Jornada de Inovação
Funcionalidades e Diferenciais do Aplicativo

O “My TEA”, que ainda não está disponível ao público, foi concebido para ser uma plataforma abrangente. Ele dispõe de diversas funcionalidades, como jogos de alfabetização, acesso a profissionais especializados e conteúdos educativos. A ideia da inovação surgiu por conta da sétima edição da competição nacional de cultura e empreendedorismo Desafio Tack, promovida pela Id Cultural, em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, que reuniu centenas de estudantes de todas as regiões do país.
Os estudantes planejam oferecer um plano gratuito e também uma versão paga do “My TEA”, como forma de rentabilizar o produto e oferecer mais serviços. A proposta também está conectada a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando seu impacto social. Para mais informações sobre os ODS, visite o site oficial da ONU Brasil .
Ana Beatriz Saldanha, uma das criadoras, destaca os diferenciais do aplicativo: “O nosso AP se diferencia devido a lições, músicas, desenhos e jogos interativos. A criança com autismo consegue desenvolver mais a fala e a interação social. No final de cada atividade, o usuário recebe moedinhas que podem ser trocadas por uma customização no seu personagem e no seu carro, o que o faz querer jogar e aprender cada vez mais. Característica que os outros apps não têm.”
Beatriz acrescenta: “Também temos uma área de gestão de rotinas, em que, a cada ciclo completado, a criança também recebe recompensas. É uma área onde os pais podem encontrar profissionais especializados que trabalhem perto deles, como fonoaudiólogos, psicólogos e cabeleireiros. Pelas nossas entrevistas com responsáveis e cuidadores, percebemos que essa é uma grande dificuldade, então, achamos de extrema importância incluir essas funcionalidades em nosso app.”
A Visão de Futuro: Transformando Vidas com o My TEA
O estudante Yuri Figueiredo expressa o desejo de que o aplicativo se torne uma realidade e ajude a transformar vidas em todo o país: “Nossa expectativa é colocar o ‘My TEA’ em prática assim que conseguirmos todos os patrocínios de que precisamos. Esperamos conseguir ajudar as crianças com TEA e fazer a diferença, auxiliando o máximo de pessoas possível. Mesmo vindo de um lugar tão pequeno, meu desejo é que a gente consiga ajudar essas pessoas que têm tanta dificuldade e fazer a diferença no mundo.”
O Desafio Tack: Fomentando o Empreendedorismo Jovem
O Desafio Tack é uma competição que instiga os participantes a desenhar o modelo de negócio de uma startup capaz de solucionar problemas reais. O programa tem o intuito de promover a aprendizagem e estimular a criatividade e o empreendedorismo jovem, depositando credibilidade na força da juventude para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Michele França, gerente de projetos na JA Rio de Janeiro, explica a metodologia: “A metodologia usada é do nosso programa Innovation Camp, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio. O objetivo dessa experiência educacional é que os alunos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking. Durante o processo, eles contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia.”
Rafael Villas-Bôas, diretor de produção da Id Cultural, celebra o sucesso da edição: “Realizamos esse trabalho com muito carinho, dando oportunidade a jovens brilhantes de todas as regiões do Brasil. E quanto mais a gente expande o nosso alcance, mais ficamos encantados com a capacidade da nossa juventude de inovar e contribuir com a cultura. Esse projeto é a realização do nosso ideal de utilizar a cultura como agente de transformação. É sempre uma experiência incrível e muito gratificante.”
Reconhecimento e Experiência Internacional
A conquista do primeiro lugar no Desafio Tack rendeu aos estudantes uma viagem aos Estados Unidos, realizada em abril de 2025. Durante a viagem, eles participaram da Brazil Conference 2025 , um evento de grande prestígio realizado em Boston, que reúne líderes e pensadores para discutir o futuro do Brasil. Além disso, tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à renomada Universidade de Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , duas das instituições acadêmicas mais importantes do mundo, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora para os jovens empreendedores.
Sobre a JA Rio de Janeiro
Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da centenária rede global Junior Achievement, reconhecida como uma das dez organizações sociais mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada por quatro anos consecutivos ao Prêmio Nobel da Paz.
Há 25 anos transformando vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade no mesmo ano. Com o apoio de empresas que investem em responsabilidade social e ESG, a organização já proporcionou mais de 600 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade, contando com o apoio de aproximadamente 20 mil participações voluntárias.
Além disso, a JA Rio de Janeiro realiza suas ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global. Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro em seu site oficial: https://www.jarj.org.br .