Legenda descritiva: Foto de mãos de uma das mães atípicas do Coletivo Inclusão costurando um cavalinho de feltro, seguido pela imagem do artesanato finalizado, em um parapeito com vista para uma área externa. (Foto: Leon Ruan)
Atendidas pelo Projeto Reencantando a Vida participam da feira com comercialização de produtos artesanais nos dias 15 e 16 de novembro.
Mães atípicas do Coletivo Inclusão, atendidas pelo Reencantando a Vida, projeto de Assistência Social desenvolvido em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, irão participar da feira da Virada Sustentável, que acontece nos dias 15 e 16 na Praça Nossa Senhora de Salete. Elas irão comercializar produtos fabricados nos ateliês de Gastronomia, Manualidades e Costura oferecidas pelo projeto, como compotas, granola artesanal e artesanato em tecido.
Reencantando a Vida das Mães atípicas
Criado em 2023 para apoiar mães atípicas que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos e/ou netos com deficiência ou condições que demandam atenção e zelo constantes, o Reencantando a Vida tem proporcionado a essas mulheres um espaço de acolhimento e desenvolvimento, onde são convidadas a reconectar-se com suas aspirações e encontrar formas de conquistar independência financeira e satisfação pessoal.
O projeto tem coordenação da ecodesigner Bernadete Brandão, que há mais de duas décadas se dedica à inserção de pessoas em vulnerabilidade social por meio do fazer manual. “Nosso projeto desenvolve a convivência, o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento de potenciais e o desenvolvimento de habilidades como alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais”, frisa Bernadete.
Sustentabilidade nos Alimentos e Artesanatos
A ênfase na sustentabilidade social e ambiental alinham o Reencantando a Vida ao movimento slow, que promove um ritmo de vida mais leve, valorizando o processo de criação e a conexão com o meio ambiente. Os alimentos que serão comercializados na Virada Sustentável não contém nenhum tipo de aditivo químico. Já o artesanato em feltro na forma de capivara e cavalinhos remetem a símbolos locais do município da Fazenda Rio Grande. No ateliê de Costura são realizados complementos para as compotas do Ateliê de Gastronomia, enriquecendo o produto, além de produtos de decoração e pessoal, como jogo americano e necessaires que são confeccionados um a um. Algumas partes são feitas de material reutilizado.
“O valor arrecadado na feira será revertido integralmente para o coletivo das mães. O consumidor que adquirir algum desses produtos estará beneficiando diretamente a cada uma delas e, claro, toda uma rede de proteção a partir do projeto”, explica Bernadete.
As oficinas do Projeto
As oficinas do Reencantando a Vida têm foco em atividades manuais que possibilitem a criação de produtos únicos e sustentáveis. Mais de 80 mães participam do projeto. Na oficina de Manualidades são ensinadas técnicas artesanais que cultivam o talento e possibilitam a criação de peças especiais, únicas e com significado. Na Costura as mães são incentivadas a criar acessórios de casa como treinamento e no futuro próximo, aspiram criar roupas, com foco na qualidade e na reutilização de materiais, favorecendo a economia circular e promovendo o consumo consciente. Já nas aulas de Gastronomia são apresentadas experiências culinárias saudáveis, que exploram a criatividade e o reaproveitamento de alimentos.
Antes de iniciar as atividades, as mães participam de rodas de conversa e sessão de ioga. As oficinas são realizadas na sede do Jockey Club de Fazenda Rio Grande, toda terça-feira. As novas inscrições para mães atípicas do município de Fazenda Rio Grande estarão abertas a partir de 14 de janeiro, iniciando com nova turma, no link na bio do Coletivo Inclusão ↗.
Serviço
Mães atípicas do Coletivo Inclusão na Virada Sustentável
Data: Dias 15 e 16 de novembro
Local: Praça Nossa Senhora de Salete
Contato do projeto: 41 997811352 (whatsapp)
Patrocínio: Postos Pelanda
Apoio: Jockey Club de Fazenda Rio Grande
Sobre o Coletivo Inclusão
Criada em 2013, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicada a promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, de forma totalmente gratuita. Por meio de programas formativos de cultura e esporte, assistência às famílias atípicas, eventos, ações de empregabilidade e do Festival Inclusão em Cena, sensibilizamos a sociedade para a importância da diversidade e da inclusão.