Transmissão dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: datas e onde assistir

Representação da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, com fogos de artifício e o logo oficial iluminando a cena.

Legenda descritiva: Representação da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, com fogos de artifício e o logo oficial iluminando a cena. (Créditos: Paris 2024 / Florian Hulle)

Time Brasil já realizou primeiros treinos; Cerimônia de abertura acontece no dia 28, quarta-feira

A largada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece oficialmente no dia 28 de agosto, quarta-feira, a partir de 20h no horário local – 15h de Brasília. Até o dia 8 de setembro, serão 11 dias de programação com cerca de 600 eventos. O público pode assistir a competição pelo Canal SporTV 2 e GloboPlay, além da cobertura nos canais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre outros.

Cerimônia de abertura: 28 de agosto

Assim como a edição parisiense dos Jogos Olímpicos de 2024, a cerimônia de abertura da paralimpíada será fora dos limites de um estádio. O desfile vai começar na Avenida Champs-Elysées, saindo do Arco do Triunfo. O evento está previsto para durar cerca de três horas, com término no Parque Urbano La Concorde. Até o momento, a organização não anunciou nomes de artistas. Prometeu, no entanto, uma cerimônia “inclusiva” e “espetacular”, de acordo com agências internacionais.

17ª Edição dos Jogos Paralímpicos

Essa é a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, a primeira na França. O evento já é reconhecido por uma série de pioneirismos. Em 2024, o evento conta com 4.400 atletas de 182 delegações. Desse número, 1.859 são mulheres. As 22 modalidades foram divididas em 18 locais de competição, os mesmos utilizados na Olimpíada:

Modalidades da edição 2024

  • Atletismo paralímpico
  • Badminton paralímpico
  • Basquete em cadeira de rodas
  • Bocha
  • Canoagem paralímpica
  • Ciclismo de estrada paralímpico
  • Ciclismo de pista paralímpico
  • Esgrima em cadeira de rodas
  • Futebol de cegos
  • Goalball
  • Halterofilismo paralímpico
  • Hipismo paralímpico
  • Judô paralímpico
  • Natação paralímpica
  • Remo paralímpica
  • Rugby em cadeira de rodas
  • Taekwondo paralímpico
  • Tênis em cadeira de rodas
  • Tiro com arco parlímpico
  • Tiro esportivo paralímpico
  • Triatlo paralímpico
  • Vôlei sentado

Datas e horários das disputas

O fuso horário da capital francesa está quatro horas à frente de Brasília. As provas começam a ser disputadas na quinta-feira, 29 de agosto, dia seguinte à cerimônia de abertura. As primeiras modalidades são rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, bocha, tênis de mesa, goalball, basquete em cadeira de rodas, badminton, natação, vôlei sentado e ciclismo.

Já na quinta-feira (29), serão 23 premiações estreando o quadro de medalhas. Serão três medalhas disputadas no taekwondo, 16 na natação e quatro no ciclismo.

A tabela completa dos jogos, com o horário local, está disponível no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) . Alterações na grade podem acontecer até o final dos Jogos.

Transmissão dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

No Brasil, será possível assistir à cerimônia de abertura e aos Jogos Paralímpicos através dos seguintes canais:

TV Aberta

  • TV Globo: Transmissão ao vivo da cerimônia de abertura e algumas modalidades com atletas do Brasil.

TV por Assinatura

  • SporTV 2: Transmissão ao vivo de 8 modalidades, incluindo natação, goalball, basquete em cadeira de rodas, atletismo, futebol de cegos, ciclismo, judô e vôlei sentado.

Streaming

  • GloboPlay: Disponibiliza a cerimônia e as competições ao vivo.

Web

Brasil na Paralimpíada de Paris

Equipes de diferentes modalidades do Time Brasil já realizaram os primeiros treinos em terras francesas. Esta já é a maior delegação da história brasileira em torneios internacionais: 280 atletas, segundo informações do CPB. Dos 255 atletas com deficiência convocados, 117 são mulheres, ou 45,88% do total dos competidores. A quantidade e percentual  representa a maior convocação feminina brasileira na história dos Jogos Paralímpicos .

Participantes da delegação brasileira já quebraram marcas históricas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com oito pódios na carreira, o pernambucano Phelipe Rodrigues é o brasileiro convocado para os Jogos com mais medalhas na história da competição. Além disso, Paris se consolida como a sexta participação da nadadora cearense Edênia Garcia, recorde de participações no megavento.

Diversidade etária e regional

Ao todo, são 88 atletas paralímpicos estreando na competição. A modalidade com mais novatos é o atletismo, sendo 23 estreias entre os 71 competidores com deficiência convocados para o evento. O atleta mais novo é o paulista Victor dos Santos Almeida, que completou 16 anos no último dia 19 de maio. Entre as mulheres, a mais jovem é a estreante mesatenista carioca Sophia Kelmer. Entre os mais velhos estão o cearense Eugênio Franco, 64, e a paulista Beth Gomes, 59. Confira os perfis de atletas no site do CPB neste link .

A delegação brasileira em Paris 2024 possui atletas de 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. A maioria é de São Paulo, sendo 71 dos 255 convocados. Rio de Janeiro e Minas Gerais contam com 22 cada. Apenas Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Pernambuco não têm representantes.

Mapa do Brasil com o número de atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, divididos por estado, com destaque para São Paulo (71), Rio de Janeiro (22) e Paraná (20).
Descrição da imagem: Um mapa do Brasil dividido por estados, cada um com um número que representa a quantidade de atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. São Paulo lidera com 71 medalhas, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais com 22 cada, e Paraná com 20. (Créditos: Guia de Imprensa/CPB)

Altas expectativas

O Time Brasil estará presente em 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os brasileiros não se classificaram no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. No entanto, o Brasil chega a Paris com altas expectativas.

O desafio principal é superar o ganho de medalhas de anos anteriores. Em Tóquio 2020, o Brasil terminou em 7º lugar no quadro de medalhas com 72 pódios. O número de medalhas foi o mesmo na Rio 2016. Nessa edição, o Brasil disputou com 278 atletas em todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.

Picture of Karina Almeida
Karina Almeida

Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn .

Publicações

Deixe um comentário