Curso de inclusão digital para idosos no CEUB tem inscrições gratuitas até 15 de agosto

Homem de pele preta usando o computador. Sobreposição de texto. No canto esquerdo superior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos”.

Descrição da imagem: Homem negro de óculos, terno azul e camisa xadrez sentado em frente a um laptop, segurando uma caneta e pensando, ao lado do texto "60+ Curso de Inclusão Digital para Idosos".

Realizado pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), o Curso de Informática Básica para a Comunidade 60+ ensina noções de informática e orientações de combate às Fake News

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está com inscrições abertas para curso gratuito de noções básicas de informática e de internet voltado para pessoas idosas. As matrículas para o projeto de extensão ‘Curso de Informática Básica para a Comunidade’ podem ser feitas até 15 de agosto neste link . A iniciativa envolve docentes e alunos dos cursos de Computação e Engenharias.

Neste artigo

Boa leitura!

Curso de inclusão digital para idosos

O programa universitário inclui também orientações sobre o dia a dia das redes sociais no celular e em computadores. As aulas terão início no final de agosto, nos laboratórios de informática do Centro Universitário, nos Campus Asa Norte e Taguatinga. Com duração de um semestre e aulas aos sábados das 9h às 12h, o curso abordará os seguintes conteúdos:

Desinformação e Fake News, Ferramentas Google, Sistemas Operacionais com foco no Windows, Internet, Mobile, Word, Excel e Power Point. Os alunos passarão por uma avaliação geral, que garante a entrega do certificado no fim do curso.

Oferecido todo início de semestre letivo, o curso de inclusão digital aberto à comunidade 60+ é de responsabilidade da coordenação da Ciência da Computação do CEUB, com auxílio de outros coordenadores, alunos e monitores alunos em cumprimento às horas de atividades complementares e de estágio.

Lições de cidadania e acesso à informação

Responsável pela ação, o professor de Ciência da Computação Santana Pereira destaca que o projeto de extensão acadêmica vai além do comprometimento da instituição com a educação de qualidade de seus alunos. Segundo ele, a iniciativa é responsável por cultivar lições de cidadania e acesso à informação, visando atender da melhor forma o público externo.

“A realização deste curso de informática se justifica pela necessidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação de Ciência da Computação, alinhado com o objetivo de formar cidadãos conscientes do seu papel social e incentivar o voluntariado entre os alunos, proporcionando uma forma de interagir com pessoas de outras gerações”, reforça Santana.

Casal de idosos sorri em frente ao computador. No canto direito inferior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos no CEUB”.
Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto colorida em ambiente interno com sobreposição de texto. No canto direito inferior: “60 + Curso de Inclusão Digital para idosos”. Fotografia com casal de idosos em frente ao computador. À esquerda, homem preto com cabelos grisalhos sorri e abraça a esposa. Usa camisa rosa e óculos de grau. À direita, mulher branca com cabelos grisalhos sorri, segura o rosto do marido e uma folha de papel. Usa camisa azul. (Imagem: Edição de arte. Foto: Pexels. Créditos: Kampus Production)

Aulas presenciais para idosos no CEUB

Com vagas limitadas, o curso de Informática Básica do CEUB terá turmas presenciais de até 50 alunos. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o calendário das aulas por e-mail e WhatsApp. O início da capacitação está previsto para 20 de agosto, com o término em 17 de dezembro. 

Para participar do curso é exigido o uso de e-mail da plataforma Google no ato da inscrição, para auxiliar o acesso às reuniões online via Meet. Para receber o certificado ao fim da jornada, é obrigatório registrar presença em 75% das aulas e aprovação na avaliação final.

Inclusão digital é um desafio no Brasil

De acordo com estudo realizado pela TIC Domicílios, as pessoas que permanecem longe do universo digital possuem alguma motivação: 31% por falta de interesse, 22% por não saberem usar o computador e 10% por considerarem, simplesmente, sem necessidade. Ou seja: as duas barreiras mais básicas, desinteresse ou desconhecimento, envolvem 63% da população brasileira.

Há uma relação clara entre a falta de acesso ao digital e a baixa escolaridade. A proporção de pessoas que nunca operaram um computador ou um smartphone é 20 vezes maior entre aquelas sem o ensino fundamental completo. A pesquisa também aponta que a partir dos 30 anos, o acesso à inclusão digital diminui gradualmente conforme a idade. O único atributo que não suscita grandes diferenças é o gênero: 21,5% dos homens não acessaram a internet nos últimos três meses, entre 19,5% das mulheres.

Serviço

CEUB oferece curso de informática para idosos

Inscrições: Até dia 15 de agosto
Link: https://forms.gle/Kq7wg6coxcXMrMkv5
Aulas: De 20/08 a 17/12/2022
Local: CEUB – Campus Asa Norte e Taguatinga

Picture of Jornalista Inclusivo
Jornalista Inclusivo

Da Equipe de Redação

Deixe um comentário