Autista lança documentário sobre diagnóstico tardio e o impacto na vida de autistas
Recém-lançado pela Paradoxa, Documentário Stimados Autistas apresenta relatos reais de adultos diagnosticados tardiamente com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Paradoxa, empresa de educação da prática profissional de educadores e profissionais de saúde, acaba de lançar o documentário Stimados Autistas, com relatos de autistas adultos que tiveram seu diagnóstico tardiamente. A Direção é de Cristiano de Oliveira, autista diagnosticado aos 34 anos.
No vídeo disponibilizado ↗ no final de outubro, segundo nota enviada à imprensa, seis pessoas contam como eram suas vidas antes do diagnóstico, como foi a busca por profissionais, e qual a importância do diagnóstico em suas vidas.
De acordo com Cristiano de Oliveira, responsável pelas entrevistas, o intuito da produção é o de instruir e conscientizar as pessoas:
“Pessoas autistas que receberam seu diagnóstico tardiamente, como eu, passam por grande sofrimento psicológico, tentando se enquadrar num suposto padrão da sociedade, devido a profissionais de saúde, educadores e a sociedade em geral não saberem identificar se uma pessoa é ou não autista”, disse em conversa com o Jornalista Inclusivo.
“Com uma maior conscientização, o diagnóstico pode ser feito mais precocemente”
Também perguntamos ao Cristiano, sobre a escolha do título, e o porquê do “Stimados”. Confira:
“Stimados” é a junção do termo “stim’ (bastante falado no filme) com o termo “estimados”. Os stims são comportamentos bastante presentes na vida de um autista, mas muitos profissionais e familiares tentam eliminar isso dos autistas. Por isso, eu quis associar o stim com um termo carinhoso: “estimados”, para reforçar o fato de que os stims são comportamentos positivos, que fazem bem aos autistas.
Foram entrevistados seis autistas adultos, que expuseram seus sentimentos de inadequação, crescendo em um mundo não inclusivo e sem entenderem por que se sentiam tão diferentes das pessoas ao redor.
Os participantes, segundo nota, são: Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá.
O filme começou a ser produzido em meados de agosto e levou cerca de 2 meses para ser concluído. Foi gravado a distância, com entrevistados e entrevistador em suas próprias casas, devido ao isolamento social a que estamos submetidos.
Sobre a Paradoxa: Lugar para iguais e desiguais
A Paradoxa é uma empresa de educação pautada na diversidade de ideias, opiniões e saberes, que atua na interface entre saúde e educação, visando ao aperfeiçoamento da prática profissional de educadores e profissionais de saúde.
O objetivo da empresa é facilitar o aprendizado, a interação e a inclusão no meio social, familiar e escolar de crianças com deficiências e dificuldades de aprendizagem, fornecendo aos pais e profissionais estratégias práticas que possibilitem a resolução de problemas do dia-a-dia, impactando positivamente na qualidade de vida de todos os envolvidos.
“Temos também como objetivo incentivar e disseminar práticas inclusivas e inovadoras no ambiente escolar, agregando conhecimentos da área da saúde para favorecer o processo de aprendizagem e formação de todos os alunos”, segundo o site.
O documentário pode ser assistido na página da Paradoxa, no YouTube, através deste link: http://bit.ly/paradoxa-filme ↗
Assista abaixo ao trailer do Documentário:
Ficha técnica
Título: Stimados Autistas
Direção: *Cristiano de Oliveira
Gênero: Documentário
Duração: 55 min.
Entrevistados: Alice Casimiro, Fábio Sousa (Tio Faso), Fernanda Beatriz, Lucas Pontes, Pedro Jailson e Polyana Sá.
Data de lançamento: 22/10/2020
Criação e Distribuição: Paradoxa
*Cristiano de Oliveira é autista, diagnosticado aos 34 anos (sua idade atual), é fonoaudiólogo e administra a Paradoxa, uma empresa que produz conteúdo sobre autismo.
Perfil no Instagram: @paradoxa_edu ↗ (https://www.instagram.com/paradoxa_edu/ ↗)