SP quer melhorar contratação de PcDs com capacitação online

Mulher negra cadeirante ilustra artigo Prefeitura de SP quer melhorar contratação de PcDs
Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia de mulher negra ilustra a notícia “SP quer melhorar contratação de PcDs com capacitação de RH”. Ela usa cadeira de rodas, e usa um tablet. Tem cabelo black, usa calça jeans e camisa/casaco cor caqui. No canto esquerdo superior da imagem, a seguinte informação: Inscrições só até sexta, dia 19/02. Atrás da cadeirante, em segundo plano, tem uma mesa de trabalho e uma pessoa em pé. No canto direito inferior da imagem está o brasão do município com o nome: Cidade de São Paulo | Pessoa com Deficiência. Créditos: Freepik Premium

Curso “Trabalho, direito de todos - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência” é direcionado a profissionais de RH

Com inscrições que encerram sexta-feira (19), Prefeitura da Cidade de SP quer melhorar contratação de PcDs com dois dias de aulas online – 23 e 24 de fevereiro – para gestores de empresas públicas e privadas

Através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED ), a Prefeitura de São Paulo realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro o curso online: “Trabalho, direito de todos – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”. As inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira (19). 

De acordo com a Comunicação Social da Secretaria, a capacitação é voltada a gestores de recursos humanos, diversidade e demais áreas envolvidas no processo de inclusão de pessoas com deficiência, com aulas das 10h30 às 12h. O curso é totalmente gratuito, e com direito a certificação.

O objetivo é melhorar o processo de contratação e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência, para ampliar os programas como de diversidade e inclusão das empresas. Para isso, segundo nota, vai orientar sobre aspectos legais e práticas inclusivas que consideram as especificidades do trabalhador e a área de atuação do empregador. 


À imprensa, a SMPED diz realizar várias ações pela acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, lembrando da Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213), sancionada em 1991:

“Com o intuito de aumentar o número de pessoas com deficiência, no mercado de trabalho (…), a legislação exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência”.

Para atender a demanda na capital paulista e cumprir os direitos, a SMPED criou o ‘Contrata SP’, uma feira de empregabilidade voltada à contratação de profissionais com deficiência, com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

Segundo comunicado, ao longo de 10 edições, o Contrata SP tem colaborado com as empresas que buscam se adequar à Lei de Cotas, e apresentou os seguintes números. Desde 2019 foram:

  • 35 mil encaminhamentos;
  • 9.266 atendimentos;
  • 576 empresas ofertando 14 mil vagas de trabalho;
  • 870 pessoas admitidas.
Banner de divulgação com mulher cadeirante ilustra Prefeitura de SP quer melhorar contratação de PcDs
Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner colorido com o titulo: Curso de Capacitação – Trabalho, direito de todos: Inclusão profissional de pessoas com deficiência. Logo abaixo, fotografia de mulher branca e cabelos castanhos, sentada em cadeira de rodas. Está sorrindo e segura um pequeno cartaz em fundo preto com o símbolo de cadeira de rodas com a palavra “Trabalho”. Ao fundo, em segundo plano, outras duas mulheres sentadas à mesa. No rodapé do banner a data: 23 e 24 de fevereiro, horário: 10h30 às 12h. Mais abaixo, inscrições: https://bit.ly/capacitaçãotrabalho | Créditos: Divulgação

Outra ação que busca incentivar a administração pública municipal e o setor privado é o Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência . Para isso sugere contratar pelo menos até 10% de estagiários com deficiência, como estabelece a Lei Federal Nº 11.788/2008. 

“Em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), foram 138 estagiários contratados pela PMSP desde 2017”, segundo comunicado.

Afirmando ainda, que a entrada das pessoas com deficiência no cenário profissional representa uma “poderosa ferramenta de transformação, porque movimenta a economia e abre possibilidade de protagonismo”, o release informa que o curso abordará temas importantes para a criação de estratégias e ações afirmativas, como:

  • Pessoa com Deficiência: Legislação, conceitos, dados e terminologia;
  • Desenho Universal, acessibilidade, adaptações razoáveis e tecnologia assistiva;
  • Inclusão no mercado de trabalho;
  • Política de inclusão profissional;
  • O papel do Estado.
Print da página de inscrição
Descrição da imagem #PraCegoVer: Print da tela na página de inscrição do curso com o seguinte título: “Trabalho, direito de todos: Inclusão profissional de pessoas com deficiência”. Logo abaixo, a descrição: “A capacitação tem por objetivo levar informações para profissionais de Recursos Humanos e demais envolvidos no processo de inclusão social e profissional da população com deficiência. Serão abordados a Lei de Cotas, tipos de deficiência, terminologia, percentual de empregados com deficiência para cada empresa, tipo de laudo para caracterização da deficiência e adaptação no posto de trabalho. Além disso, pretende orientar sobre programas de estágio, aprendizagem e empreendedorismo como forma de geração de renda”. Destacada em laranja, a data: Inscrições até 19/02/2021 | Créditos: Reprodução

Com a exigência do cumprimento das leis e cada vez mais frequente presença das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade, diversas transformações positivas vêm acontecendo:

“O trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade”, avalia Silvia Grecco – secretária municipal da Pessoa com Deficiência, que reconhece: 

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política ainda mais efetiva”

“A capacitação terá como foco os profissionais das áreas de Recursos Humanos, diversidade, responsabilidade social e demais setores envolvidos no processo de inclusão social e profissional da população com deficiência”, destaca a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, uma das orientadoras do curso.

As inscrições devem ser realizadas até 19 de fevereiro, através do link: http://bit.ly/capacitaçãotrabalho.