Curso “Trabalho, direito de todos - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência” é direcionado a profissionais de RH
Com inscrições que encerram sexta-feira (19), Prefeitura da Cidade de SP quer melhorar contratação de PcDs com dois dias de aulas online – 23 e 24 de fevereiro – para gestores de empresas públicas e privadas
Através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED ), a Prefeitura de São Paulo realiza nos dias 23 e 24 de fevereiro o curso online: “Trabalho, direito de todos – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”. As inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira (19).
De acordo com a Comunicação Social da Secretaria, a capacitação é voltada a gestores de recursos humanos, diversidade e demais áreas envolvidas no processo de inclusão de pessoas com deficiência, com aulas das 10h30 às 12h. O curso é totalmente gratuito, e com direito a certificação.
O objetivo é melhorar o processo de contratação e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência, para ampliar os programas como de diversidade e inclusão das empresas. Para isso, segundo nota, vai orientar sobre aspectos legais e práticas inclusivas que consideram as especificidades do trabalhador e a área de atuação do empregador.
À imprensa, a SMPED diz realizar várias ações pela acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência, lembrando da Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213), sancionada em 1991:
“Com o intuito de aumentar o número de pessoas com deficiência, no mercado de trabalho (…), a legislação exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência”.
Para atender a demanda na capital paulista e cumprir os direitos, a SMPED criou o ‘Contrata SP’, uma feira de empregabilidade voltada à contratação de profissionais com deficiência, com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
Segundo comunicado, ao longo de 10 edições, o Contrata SP tem colaborado com as empresas que buscam se adequar à Lei de Cotas, e apresentou os seguintes números. Desde 2019 foram:
- 35 mil encaminhamentos;
- 9.266 atendimentos;
- 576 empresas ofertando 14 mil vagas de trabalho;
- 870 pessoas admitidas.

Outra ação que busca incentivar a administração pública municipal e o setor privado é o Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência . Para isso sugere contratar pelo menos até 10% de estagiários com deficiência, como estabelece a Lei Federal Nº 11.788/2008.
“Em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), foram 138 estagiários contratados pela PMSP desde 2017”, segundo comunicado.
Afirmando ainda, que a entrada das pessoas com deficiência no cenário profissional representa uma “poderosa ferramenta de transformação, porque movimenta a economia e abre possibilidade de protagonismo”, o release informa que o curso abordará temas importantes para a criação de estratégias e ações afirmativas, como:
- Pessoa com Deficiência: Legislação, conceitos, dados e terminologia;
- Desenho Universal, acessibilidade, adaptações razoáveis e tecnologia assistiva;
- Inclusão no mercado de trabalho;
- Política de inclusão profissional;
- O papel do Estado.

Com a exigência do cumprimento das leis e cada vez mais frequente presença das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade, diversas transformações positivas vêm acontecendo:
“O trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade”, avalia Silvia Grecco – secretária municipal da Pessoa com Deficiência, que reconhece:
“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política ainda mais efetiva”
“A capacitação terá como foco os profissionais das áreas de Recursos Humanos, diversidade, responsabilidade social e demais setores envolvidos no processo de inclusão social e profissional da população com deficiência”, destaca a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, uma das orientadoras do curso.
As inscrições devem ser realizadas até 19 de fevereiro, através do link: http://bit.ly/capacitaçãotrabalho.