Confira os resultados do Brasil durante final de semana nos Jogos de Paris 2024

André Rocha, atleta paralímpico em cadeira de rodas, comemora os resultados do Brasil com a bandeira Nacional. Ele veste uniforme nas cores verde e amarelo nos Jogos de Paris 2024.

Legenda descritiva: André Rocha, atleta que conquistou a 400ª medalha paralímpica do Brasil durante final de semana em Paris, comemora com a bandeira nacional. Ele sorri, sentado em sua cadeira de rodas, vestindo o uniforme nas cores verde e amarelo. (Foto: Wander Roberto/CPB)

Brasil brilha no final de semana e ocupa a quarta posição no quadro geral de medalhas, totalizando mais de 400 em todas as Paralimpíadas.

O Time Brasil não descansou no final de semana em Paris, conquistando dezenas de medalhas e solidificando sua posição entre os melhores. No sábado (31/08) e domingo (01/09), nossos atletas mostraram garra e determinação, elevando o Brasil ao 4° lugar no ranking com um total de 27 medalhas. Confira os destaques do final de semana:

Participação do Brasil no sábado

O terceiro dia de paralimpíada em Paris aconteceu no sábado, 30 de agosto. A agenda do dia contou com Remo, Natação, Lançamento de Disco, Ciclismo, Taekwondo, Badminton, Tênis de Mesa, Bocha, Goalball, e Vôlei sentado. O dia terminou com 10 medalhas brasileiras – 3 ouros, 2 pratas e 5 bronzes.

Tênis de Mesa

As equipes do Tênis de Mesa terminaram a semifinal com dois bronzes. Primeiro, a dupla catarinense Bruna Alexandre e Danielle Rauen, na classe WD 17, foi superada pela dupla da Austrália por 3 sets a 0. No masculino, os paulistas Luiz Filipe Manara e Claudio Massad disputaram com o terceiro lugar já garantido e perderam para os chineses por 3 sets a 1.

Natação Paralímpica

Na natação, a chuva de medalhas do dia anterior continuou. A pernambucana Maria Carolina Santiago garantiu o ouro nos 100m costas S12, categoria para atletas com deficiência visual significativa, mas que ainda possuem algum grau de visão. Com o feito, ela se igualou à maior campeã paralímpica do Brasil, Adria dos Santos.  

Mais tarde, Gabrielzinho amassou novamente na natação e conquistou mais uma medalha de ouro. Gabriel Araújo terminou a prova dos 50m costas da classe S2 (atletas com limitações físico-motoras significativas) em primeiro lugar. Com o tempo de 50s93, ele quebrou o recorde das Américas na prova.

Nos 50m livre da classe S11 da natação (deficiência visual total ou quase total), o brasiliense Wendell Belarmino faturou a medalha de prata. No entanto, dividiu o segundo no pódio com o chinês Dongdong Hua. Eles terminaram a prova com o mesmo tempo: 26s11.

Atletismo

No atletismo, o Brasil conquistou uma dobradinha no pódio dos 400m T47 (amputação de braço). O ouro ficou para a paraense Fernanda Yara, que terminou a prova com 56s74. A novata potiguar Maria Clara Augusto ficou com o bronze e fez o tempo de 57s20. Os tempos foram os melhores da carreira das duas atletas.

A atual tricampeã mundial potiguar Thalita Simplício conquistou a medalha de prata nos 400m T11 (deficiência visual quase total ou total). Ela cruzou a linha de chegada em 57s21 ao lado do guia Felipe Veloso. Em outra categoria, o 100m da classe T12 masculino, o paraibano Joeferson Marinho ficou em terceiro lugar e garantiu o bronze.

No Lançamento de Dardo, o paraibano Cícero Nobre conquistou mais uma medalha de bronze para o Brasil. Pela classe F57, destinada a atletas com deficiência física que competem sentados, ele alcançou a marca de 49m46.

Goalball, Vôlei Sentado, Taekwondo e Badminton

No Goalball, o time masculino empatou com o Irã, por 7 a 7 e terminou a fase de grupos invicto. Já o time feminino, perdeu para a China por 3 a 1. O Brasil segue sem vencer no torneio paralímpico feminino de Goalball.

A vitória por equipes veio do Vôlei Sentado Feminino. O time venceu o favoritismo do Canadá por 3 sets a 1. Com o resultado, o Brasil garantiu a vaga antecipada à semifinal do torneio.

O Brasil encerrou sua participação no Taekwondo no sábado (31/08). A paulista Débora Menezes, da categoria acima de 65kg, perdeu a disputa pelo bronze. Logo depois, o mineiro Claro Lopes, da categoria até 80kg, perdeu nas oitavas de final.

No Badminton, Daniele Souza ganhou da atleta de Taipei na fase de grupos da categoria WH1. Na Bocha, Evani Calado venceu por 5×1 da polonesa Edyta Owczarz na categoria BC3 e está classificada para a semifinal. Na repescagem do Remo, os atletas brasileiros se classificaram para as finais A e B.

Resultados do Brasil no domingo

Sem pausa para descansar, o Time Brasil continuou brilhando. Nossos atletas conquistaram mais quatro medalhas no domingo, com direito a quebras consecutivas de recordes.

Tiro Esportivo

No Tiro Esportivo, o paulista Alexandre Galgani conquistou uma medalha inédita. Ele garantiu a prata na final da prova R5 Carabina de Ar – 10 m deitado na classe SH2. Essa é a primeira medalha brasileira no Tiro Esportivo em Jogos Paralímpicos.

Mais vitórias na Natação

O primeiro bronze do dia veio com Lídia Cruz nos 150m medley SM4 feminino da natação paralímpica. Depois, os atletas Arthur Xavier, Gabriel Bandeira, Beatriz Carneiro e Ana Karolina Soares garantiram mais um bronze no revezamento 4x100m livre misto S14 (deficiências intelectuais). O destaque da natação foi novamente Gabriel Araújo, que quebrou seu próprio recorde mundial nos 150m medley da classe SM2 terminando em 4° lugar com o tempo 3min14s02.

Atletismo e a 400ª medalha do Brasil

A 400ª medalha do Brasil em Paralimpíadas foi o bronze de André Rocha no Lançamento de Disco da classe F52. Ele atingiu a marca de 19,48m. No atletismo, os brasileiros Alan Fonteles e Vinícius Rodrigues se classificaram às finais dos 100m das classes T64 e T63, respectivamente.

Futebol estreia com vitória

O domingo marcou a estreia do Futebol de Cegos em um dia marcado pela vitória brasileira. Com dois gols de Nonato e um de Jefinho, o Brasil ganhou da Turquia por 3 a 0. A seleção verde e amarela tenta o hexacampeonato nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Badminton e Vôlei Sentado

Na classe SH6 do Badminton, destinada a atletas com baixa estatura como o nanismo, o paranaense Vitor Tavares perdeu para a França por 2 sets a 0. Ele continua na disputa em busca da medalha de bronze. O jogo de Vôlei Sentado Masculino aconteceu na manhã de domingo. O Brasil perdeu para o Irã por 3 sets a 0.

Picture of Karina Almeida
Karina Almeida

Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn .

Publicações

Deixe um comentário