Especial T21: Pela conscientização dos direitos e inclusão da pessoa com a Trissomia do Cromossomo 21
#Conectar é o tema deste 3 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down 2021, uma vez que no mundo inteiro, todos nós tivemos que adaptar a maneira como nos conectamos devido a pandemia da COVID-19
Estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre a trissomia 21, alcançando cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down. Nos EUA, a National Down Syndrome Society (NDSS) informa que a taxa é de 1 para cada 691 bebês, sendo em torno de 400 mil pessoas com a síndrome. No mundo, segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos – ou seja, 3 a 5 mil crianças nascem com síndrome de Down a cada ano.
Em 2020, em todo o mundo, todos nós tivemos que adaptar a maneira como nos conectamos. Foi um grande desafio e muitas pessoas ficaram para trás. Mas foi uma oportunidade de encontrar novas maneiras de se conectar. Este pode ser um resultado positivo da pandemia COVID-19.
Neste ano com o tema oficial #CONECTAR, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado pela ONU desde 2012, no dia 21 de março. A data foi selecionada para significar a singularidade da triplicação (trissomia) do 21º cromossomo causador da síndrome de Down.
Por aqui, a FBASD ↗ – Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e suas filiadas aderiram ao dia para promover a conscientização e dar visibilidade ao tema.
“Vamos juntos nos CONECTAR para promover a inclusão, o desenvolvimento e a autonomia das pessoas com síndrome de Down”, convida a FBASD.
Com abertura hoje (21), às 17h ao vivo pelo canal youtube.com/gentestv ↗ neste link: (https://youtu.be/tKaccuciPQU ↗) e no Facebook Federação Down ↗, a FBASD reuniu especialistas falar sobre empregabilidade e compartilhar uma receita de molho pesto para fazer em casa.
Confira a lista de presença, com mediação do Giorgio do Gentes Instituto:
- Antonio Carlos Sestaro, presidente da FBASD;
- Fernando Vasconcelos Heiderich, Membro do conselho da ANEA e do Comitê de Empregabilidade da FBASD, Vice-presidente do Instituto MetaSocial;
- Fred Carvalho Filho, Estudante do 3° período do curso de Gastronomia;
- Illana Louise Pereira de Melo, Coordenadora e Docente do Curso de Gastronomia da Uninassau Natal, Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) e Nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
- Jéssica Pereira, a primeira empreendedora com síndrome de Down do Brasil;
- Lívia Borges coordenadora da SerDown e Diretora Regional da FBASD;
- Milena Araújo, formada em Marketing e mãe do Fred;
- Juliana Corrêa, João Vicente Fiorentini e Renato Sophia Nunes Dias que estarão cozinhando junto com o Fred.
Dia Internacional da Síndrome de Down: #CONECTAR
A FBASD também preparou uma série de Rodas de Conversa, de 22 a 26 de março, todos os dias às 20h no canal youtube.com/gentestv e facebook.com/federacao.down.
“Vamos falar sobre 5 assuntos, tirar todas as dúvidas e compartilhar um pouco das vivências de cada um. Com a participação de especialistas em cada área e pessoas com síndrome de Down”, publicou a Federação Down.
Para saber mais sobre os participantes, basta acessar o site, neste link: federacaodown.org.br/rodas-de-conversa/ ↗
Programação:
- Dia 22/03 segunda-feira às 20h > Falando dos nossos direitos;
- Dia 23/03 terça-feira às 20h > Bate papo sobre genética e saúde das pessoas com síndrome de Down, Realização AFAD Cachoeira do Sul;
- Dia 24/03 quarta-feira às 20h > Cuidando da nossa saúde;
- Dia 25/03 quinta-feira às 20h > Nossas vivências no EXPEDIÇÃO 21;
- Dia 26/03 sexta-feira às 20h > Educação inclusiva: muitas possibilidades!
As confirmações de inscrição foram enviadas pelo e-mail informado até dia 18/03. Quem não conseguiu se inscrever, pode acompanhar ao vivo pelo Facebook. Todas as oficinas serão transmitidas em tempo real pelo https://www.facebook.com/federacao.down ↗
Pingback: A Imaginação de Cada Um: Segunda cartilha da ONG Nosso Olhar com Ziraldo