Iniciativa da ONG Mais Diferenças responde a pesquisa que aponta que 45% do público com deficiência não frequenta bibliotecas, oferecendo formação para profissionais do setor em SP.
São Paulo (SP), 17 de outubro de 2025 – Quase metade das pessoas com deficiência (45,35%) no estado de São Paulo nunca frequentou uma biblioteca, o espaço cultural que mais exclui esse público. Para reverter este cenário alarmante, a ONG Mais Diferenças promove no dia 25 de outubro, na capital paulista, o workshop gratuito “Biblioteca Virtual MD e estratégias para promover o direito à literatura”. A iniciativa visa capacitar profissionais de bibliotecas, educação e cultura a incorporar um acervo digital com mais de 60 títulos acessíveis, garantindo que o direito à leitura seja para todos.
Buscando incluir pessoas com deficiência na literatura e a oferta de bibliotecas acessíveis, o workshop faz parte do projeto “Modernização da Biblioteca Virtual MD: Literatura para todos”, viabilizado pelo ProAC SP (Programa de Ação Cultura de São Paulo) e pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultural), com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
O Alarme dos Dados: Por que Bibliotecas Ainda Excluem?
O dado que motiva a ação faz parte da “Pesquisa sobre Acessibilidade Cultural no Estado de São Paulo com Pessoas com Deficiência e Familiares” , realizada pela própria Mais Diferenças em 2024. O levantamento mostrou que, entre todos os espaços culturais, as bibliotecas são as menos frequentadas por essa parcela da população. A principal barreira, segundo a organização, é a falta de acervos em formatos acessíveis, como audiolivros, vídeos em Libras e textos com recursos de acessibilidade.
“Bibliotecas físicas não têm livros acessíveis em seus acervos. Nosso objetivo, com o workshop, é mudar essa realidade a partir da formação de profissionais, para que sugiram e ofereçam o acervo da Biblioteca Virtual MD aos seus visitantes em suas bibliotecas.”
Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças
A Resposta Prática: Formação para Multiplicar o Acesso
O workshop presencial, que será realizado na Casa MD, é destinado a gestores, coordenadores, bibliotecários e outros profissionais de educação e cultura que atuam em bibliotecas públicas, privadas, escolares ou comunitárias. Durante a oficina, os participantes aprenderão a utilizar a plataforma da Biblioteca Virtual MD, conhecerão os múltiplos formatos acessíveis disponíveis e discutirão estratégias para promover práticas inclusivas e anticapacitistas em seus espaços.
Biblioteca Virtual MD: Um Acervo Gratuito e Acessível para Todos
A Biblioteca Virtual MD é a ferramenta central da iniciativa. Com mais de 60 títulos de literatura, o acervo é totalmente online, gratuito e composto por livros em múltiplos formatos acessíveis. Isso significa que qualquer biblioteca no Brasil, seja ela física ou digital, pode incorporar esse acervo ao seu catálogo sem custos, passando a oferecer opções de leitura para estudantes e visitantes com e sem deficiência. Ao final do workshop, os participantes receberão um kit com materiais de divulgação, como cartazes e displays com QR Code, para facilitar o acesso à plataforma em seus locais de trabalho.
Serviço: Como Participar do Workshop para Bibliotecas Acessíveis
- O quê: Workshop “Biblioteca Virtual MD e estratégias para promover o direito à literatura”
- Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas, privadas, escolares, especializadas ou comunitárias; educadores, gestores e coordenadores de projetos de livro e leitura; estudantes de biblioteconomia, letras, pedagogia e áreas correlatas.
- Data: 25 de outubro de 2025 (sábado)
- Horário: Das 8h às 12h
- Local: Casa MD (R. Dona Germaine Burchard, 375 – Água Branca, São Paulo/SP)
- Vagas: Limitadas
- Inscrições: Gratuitas, através deste formulário .
Sobre a ONG Mais Diferenças
Criada em 2005, a Mais Diferenças é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Reconhecida como OSCIP e Entidade Promotora de Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça, desenvolve projetos em parceria com setores públicos, privados, universidades e organizações nacionais e internacionais. Saiba mais no site da ONG no link: https://maisdiferencas.org.br/