Bibliotecas acessíveis: Workshop gratuito ensina incluir acervo digital para pessoas com deficiência

Mulher com deficiência visual sorri ao ouvir um audiobook em seu celular, sentada na área de leitura de uma biblioteca com estante de livros ao fundo. (Foto: Depositphotos)

Legenda descritiva: Mulher com deficiência visual sorri ao ouvir um audiobook em seu celular, sentada na área de leitura de uma biblioteca com estante de livros ao fundo. (Foto: Depositphotos)

Iniciativa da ONG Mais Diferenças responde a pesquisa que aponta que 45% do público com deficiência não frequenta bibliotecas, oferecendo formação para profissionais do setor em SP.

São Paulo (SP), 17 de outubro de 2025 – Quase metade das pessoas com deficiência (45,35%) no estado de São Paulo nunca frequentou uma biblioteca, o espaço cultural que mais exclui esse público. Para reverter este cenário alarmante, a ONG Mais Diferenças promove no dia 25 de outubro, na capital paulista, o workshop gratuito “Biblioteca Virtual MD e estratégias para promover o direito à literatura”. A iniciativa visa capacitar profissionais de bibliotecas, educação e cultura a incorporar um acervo digital com mais de 60 títulos acessíveis, garantindo que o direito à leitura seja para todos.

Ícone de pessoa em cadeira de rodas, logo do site Jornalista Inclusivo.Jornalista Inclusivo também está no WhatsApp!

Acesse o canal e acompanhe as nossas atualizações.

Buscando incluir pessoas com deficiência na literatura e a oferta de bibliotecas acessíveis, o workshop faz parte do projeto “Modernização da Biblioteca Virtual MD: Literatura para todos”, viabilizado pelo ProAC SP (Programa de Ação Cultura de São Paulo) e pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultural), com realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

O Alarme dos Dados: Por que Bibliotecas Ainda Excluem?

O dado que motiva a ação faz parte da “Pesquisa sobre Acessibilidade Cultural no Estado de São Paulo com Pessoas com Deficiência e Familiares” , realizada pela própria Mais Diferenças em 2024. O levantamento mostrou que, entre todos os espaços culturais, as bibliotecas são as menos frequentadas por essa parcela da população. A principal barreira, segundo a organização, é a falta de acervos em formatos acessíveis, como audiolivros, vídeos em Libras e textos com recursos de acessibilidade.


“Bibliotecas físicas não têm livros acessíveis em seus acervos. Nosso objetivo, com o workshop, é mudar essa realidade a partir da formação de profissionais, para que sugiram e ofereçam o acervo da Biblioteca Virtual MD aos seus visitantes em suas bibliotecas.”

Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças

A Resposta Prática: Formação para Multiplicar o Acesso

O workshop presencial, que será realizado na Casa MD, é destinado a gestores, coordenadores, bibliotecários e outros profissionais de educação e cultura que atuam em bibliotecas públicas, privadas, escolares ou comunitárias. Durante a oficina, os participantes aprenderão a utilizar a plataforma da Biblioteca Virtual MD, conhecerão os múltiplos formatos acessíveis disponíveis e discutirão estratégias para promover práticas inclusivas e anticapacitistas em seus espaços.


Biblioteca Virtual MD: Um Acervo Gratuito e Acessível para Todos

A Biblioteca Virtual MD é a ferramenta central da iniciativa. Com mais de 60 títulos de literatura, o acervo é totalmente online, gratuito e composto por livros em múltiplos formatos acessíveis. Isso significa que qualquer biblioteca no Brasil, seja ela física ou digital, pode incorporar esse acervo ao seu catálogo sem custos, passando a oferecer opções de leitura para estudantes e visitantes com e sem deficiência. Ao final do workshop, os participantes receberão um kit com materiais de divulgação, como cartazes e displays com QR Code, para facilitar o acesso à plataforma em seus locais de trabalho.

Serviço: Como Participar do Workshop para Bibliotecas Acessíveis

  • O quê: Workshop “Biblioteca Virtual MD e estratégias para promover o direito à literatura”
  • Público-alvo: profissionais de bibliotecas públicas, privadas, escolares, especializadas ou comunitárias; educadores, gestores e coordenadores de projetos de livro e leitura; estudantes de biblioteconomia, letras, pedagogia e áreas correlatas.
  • Data: 25 de outubro de 2025 (sábado)
  • Horário: Das 8h às 12h
  • Local: Casa MD (R. Dona Germaine Burchard, 375 – Água Branca, São Paulo/SP)
  • Vagas: Limitadas
  • Inscrições: Gratuitas, através deste formulário .


Sobre a ONG Mais Diferenças

Criada em 2005, a Mais Diferenças é uma organização da sociedade civil que atua na promoção da educação e da cultura inclusivas, com foco na acessibilidade e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Reconhecida como OSCIP e Entidade Promotora de Direitos Humanos pelo Ministério da Justiça, desenvolve projetos em parceria com setores públicos, privados, universidades e organizações nacionais e internacionais. Saiba mais no site da ONG no link: https://maisdiferencas.org.br/