Capital alagoana é a primeira no País a garantir acessibilidade a pessoas com deficiência visual
Iniciativa inédita teve auxílio de alunos da escola de Cegos Cyro Accioly para os testes do cartão de vacinação da COVID-19 em braille. Beneficiados relatam que o projeto garante independência e liberdade
Maceió, capital de Alagoas, é a primeira cidade a ter cartão de vacinação contra a COVID-19 em braile. A iniciativa foi lançada pelo prefeito João Henrique Caldas “JHC” (PSB), no último dia 14 de julho, durante solenidade na Associação de Cegos de Alagoas, localizada no bairro Antares.
Ao JI, a Secretaria Municipal de Comunicação salienta que Maceió foi a primeira cidade do país a adotar o cartão de vacinação em braille, levando em consideração a necessidade de incluir as pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade, incluindo a campanha de imunização contra a COVID-19.
“A iniciativa faz parte de uma agenda inclusiva do prefeito JHC, que também possibilitará que a pessoa com deficiência auditiva possa ter acesso a um tradutor de Libras e levará acessibilidade ao centro da capital”, informou a Secom, por e-mail.
O prefeito reafirmou o compromisso com a inclusão e disse que tem o objetivo de ampliar para outros grupos, ressaltando a empatia e o respeito ao próximo. “Esse é um exemplo de inclusão, de cidadania, e essas pessoas com deficiência visual vão ter agora um cartão em braile para que possam ter total acessibilidade nos nossos pontos de vacinação”, disse JHC.
Segundo informações do site da prefeitura, na seção Gabinete do Prefeito, será lançada na plataforma de agendamento online a possibilidade para pessoas com deficiência auditiva também terem o acompanhamento do tradutor de Libras – Língua Brasileira de Sinais. “Esse é um exemplo de cidadania e um direito que essas pessoas têm, que todos deveriam fazer, mas poucos fazem”, afirmou JHC.
A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, falou da emoção do momento e diz que a gestão trabalha para avançar na inclusão. “Não vamos ficar só no cartão. Essa visão inclusiva vai melhorar a cada dia e a gente vai estar aqui perto de vocês”, garantiu.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para Enfrentamento da COVID-19, Claydson Moura, destaca que o papel do agente público é servir. “E servir da melhor maneira possível. Precisou que JHC fosse prefeito de Maceió para esse momento acontecer e as pessoas saberem que somos todos verdadeiramente iguais e merecemos todos o mesmo respeito”, declarou.
Acessibilidade e possibilidades
A presidente da Associação de Cegos de Alagoas, Cícera Oliveira da Cruz falou da emoção e disse que o momento vivido por eles é de acessibilidade e possibilidades. “Possibilidades para as pessoas com deficiência usufruírem do mesmo direito”, disse ela, ao citar como destaque as acessibilidades comunicacional e atitudinal.
“É a comunicação que faz com que as pessoas se sintam iguais. O lançamento do cartão de vacina em braile é um ganho muito importante para as pessoas com deficiência. Muitas vezes nós ouvimos em outros meios de comunicação, mas não sabemos como escrevemos e através do braile melhoramos a nossa linguagem”, explicou, ao dizer que acessibilidade atitudinal se trata de gestão.
“O prefeito JHC entendeu os valores, o significado que é uma pessoa com deficiência visual e outras deficiências”, completou Cícera.
Diretora da Escola de Cegos Cyro Accioly, Gedalva da Silva Santos agradeceu ao prefeito e disse que esse é um marco histórico. “O braile é um sistema de leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual desde pequenininho. Claro que nós temos as tecnologias digitais que ajudam muito na questão da acessibilidade comunicacional, mas o braile é e sempre será o meio pelo qual a criança cega lê e aprende, mesmo que depois venha a utilizar os meios digitais. Então, o braile é a base”, ela informou, ao dizer que “o que a Prefeitura de Maceió está fazendo é a inclusão social”.
Inicialmente, serão distribuídos dois mil cartões de vacinação e toda a comunidade de cegos da capital será atendida. A Prefeitura de Maceió já disponibiliza tradutores de Libras para atuarem na vacinação e, a partir da próxima semana, haverá também a opção de solicitar um tradutor de Libras para o agendamento da vacinação.
Com informações ↗ da Secretaria Municipal de Comunicação – Secom, Maceió (AL)