Humoristas e Piadinhas Capacitistas

Arte com o Paulo Fabião, episódio nº 8, Humoristas e Piadinhas Capacitistas.
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Humoristas e Piadinhas Capacitistas. Texto no canto superior: Episódio nº 8. Fotografia do Paulo Fabião na cadeira de rodas. Homem branco com cabelos pretos. Está segurando um microfone. Edição com efeitos gráficos com chifres vermelhos, auréola dourada e chamas de fogo atrás da cadeira. No canto inferior esquerdo está o nome da vídeocoluna Mau Exemplo de Superação, por Paulo Fabião. (Créditos: Edição de arte)

Paulo Fabião vai direto ao ponto: Humoristas e Piadinhas Capacitistas

Lembrando que o limite da liberdade de expressão é onde começa a ofensa, discriminação e preconceito de um grupo ou determinada pessoa, piadas racistas, homofóbicas ou capacistas são crimes previstos em leis.

Ultimamente alguns comediantes estão sendo processados e condenados por fazer piadas capacitistas, mas ninguém para de fazer piadas racistas ou homofóbicas, porque deixou de ser racista ou homofóbico.

Pararam para evitar processos e problemas com a justiça, porque é uma repercussão muito negativa. Pois hoje não se aceita mais piadas racistas ou homofóbica. E o humorista que as faz, acaba sendo mal visto pelo público.

Piadas com pessoas com deficiência ou sobre deficiências também são crimes, como o racismo e homofobia, mas ainda não “pega tão mal assim”.

“A repercussão e mobilização social perante piadas e outras formas de capacitismo no geral, é bem menor comparado a outros tipos de preconceito e discriminação. A sociedade ainda não se incomoda tanto”, avalia Paulo Fabião,

Mesmo sendo crime, os humoristas ainda se arriscam em fazer piadas capacitistas, pois não interferem como deveriam suas carreiras. Por isso é importante que o judicial exerça seu papel.

Mas só isso, não basta. É imprescindível que o público e os humoristas criem consciência de que piadas capacitistas são tão erradas, repugnantes e prejudiciais quanto às homofóbicas, racistas.