Legenda descritiva: Atletas da delegação brasileira comemoram a vitória levantando um troféu. A equipe, que irá aos IV Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais 2024, veste camisetas verdes e medalhas douradas. (Foto: Divulgação)
A maior representação do Brasil está pronta para a competição de atletas com deficiência intelectual no Paraguai entre os dias 4 e 12 de outubro.
Delegação brasileira nas Olimpíadas Especiais 2024
Com uma delegação de 83 pessoas, o Brasil se prepara para participar dos IV Jogos Latino-Americanos das Olimpíadas Especiais, em Assunção, Paraguai, de 4 a 12 de outubro de 2024. Será a maior presença do país em competições internacionais, reafirmando o compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte.
Na capital Paraguaia, a equipe do Brasil se juntará a mais de mil atletas de 20 nações latino-americanas, buscando não apenas medalhas, mas também a construção de um espaço de inclusão e convivência por meio do esporte.
Modalidades disputadas destacando a inclusão no esporte unificado
Dentre as 14 modalidades do torneio, o Brasil terá representação em 10:
- atletismo;
- badminton;
- basquete 3×3;
- bocha;
- futsal;
- ginástica rítmica;
- natação;
- tênis;
- tênis de mesa; e
- vôlei de praia.
A maioria dessas modalidades – com exceção de atletismo, ginástica rítmica e natação – será disputada no formato unificado, em que atletas com e sem deficiência intelectual competem em união, provando que a inclusão e a convivência harmônica podem ser promovidas em qualquer espaço, até mesmo em uma quadra esportiva.
Apoio fundamental à inclusão por meio do esporte
A participação brasileira foi garantida graças ao apoio da Colgate-Palmolive, que patrocinou a maior parte do projeto, com destaque para a viabilização das passagens aéreas.
“A Colgate-Palmolive sempre acreditou no poder transformador do esporte e na importância de promover a inclusão em todas as esferas da sociedade. Nosso compromisso vai além da saúde bucal. As Olimpíadas Especiais são um exemplo inspirador de como o esporte pode quebrar barreiras, unir pessoas e criar oportunidades”, celebra Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate-Palmolive Brasil.
Este é o quarto evento em que a empresa patrocina as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), após os Jogos Mundiais em Berlim 2023 e o Circuito Unificado de Atletismo por Equipes.
Crescimento da delegação brasileira: um marco histórico
A delegação brasileira contará com 65 atletas e assistentes, além de pessoas técnicas, chefias de equipe e uma médica. Representando seis estados (Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo), a equipe de atletas foi selecionada por sorteio com base no desempenho de cada atleta nos Jogos Regionais do Sudeste e Nordeste.
Na última edição dos Jogos, em 2017, no Panamá, a delegação brasileira tinha 37 pessoas e conquistou 28 medalhas. A expectativa para 2024 é alta, com a delegação praticamente dobrando de tamanho. Em 2021, a competição foi cancelada em virtude da pandemia.
Campanha "Junte-se à Nossa Torcida" Incentivando a inclusão
Para engajar o público na torcida por atletas, a OEB lançou a campanha “Junte-se à Nossa Torcida”, com o lema “Fanáticos pela Inclusão”. A iniciativa visa reunir pessoas torcedoras, seja em Assunção ou em todo o Brasil, para vibrar não apenas pelos resultados esportivos, assim como nos últimos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, mas também pela inclusão de pessoas com deficiência intelectual em todos os espaços. A campanha está sendo divulgada nas redes sociais e conta com o apoio de pessoas influenciadoras e embaixadoras.
O impacto das Olimpíadas Especiais Brasil
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Esta organização internacional foi criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a suas capacidades e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô; além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase 6 milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.
Filosofia e Embaixadores da Special Olympics
A filosofia da Special Olympics é oferecer oportunidades a todas as pessoas atletas, independentemente de suas habilidades, promovendo competições ao redor do mundo durante o ano inteiro. Conduzido por pessoas voluntárias, o programa busca, por meio do esporte, melhorar a qualidade de vida de quem possui uma deficiência intelectual e, consequentemente, impactar positivamente todas as pessoas ao seu redor.
A organização conta com uma rede de celebridades embaixadoras, tanto no Brasil quanto globalmente, que apoiam e divulgam a causa. Entre nomes do Brasil, destacam-se pessoas como Cafu, Romário, Zico, Jackie Silva e Willian Bigode. Internacionalmente, atletas como Michael Phelps e celebridades como Avril Lavigne e Chris Pratt também se unem ao movimento.
Saiba mais: