Descrição da Imagem #PraCegoVer: Imagem em fundo branco e o texto: congresso online de empoderamento e práticas inclusivas, em fonte azul. Logo abaixo, em maior destaque e escrito Genética não é destino, em duas partes. A primeira parte, genética não é, está em vermelho, e na segunda parte, a palavra destino está em azul, logo abaixo. O não está está sublinhado em azul. No meio da imagem, com efeito azul translúcido está a foto de uma mulher. E por cima da fotografia, também em azul escuro, está o texto: O maior congresso online de empoderamento e práticas inclusivas. Imagem: Reprodução/ geneticanaoedestino.org ↗
Congresso online de empoderamento e práticas inclusivas acontece nesse final de semana
Genética não é destino é um evento online e gratuito, que promete uma maratona de mentoria em dois dias de aulas
Os projetos Cromossomo 21, Espaço Laser e Serendipidade promovem neste final de semana, dias 29 e 30 de agosto, o Primeiro Congresso Online de Empoderamento e Práticas Inclusivas – Genética não é destino.
As inscrições gratuitas já se encerraram, mas para participar é só acessar o canal no YouTube “Cromossomo 21” ↗, no sábado, das 13h às 18h. E, domingo, das 9h às 18h. Ou acessar ao vídeo no final deste texto.
A iniciativa reúne um time de especialistas nas áreas da ciência, saúde, comportamento humano, empreendedorismo social e educação. Todos eles, com práticas e pesquisas em busca de novos caminhos e estratégias inclusivas, para mudar nosso comportamento frente ao determinismo genético.
Genética não é destino é um projeto do Educador Social Alex Duarte ↗, título do seu quarto livro e que em breve será lançado. A ideia desta iniciativa nasceu após a realização da experiência da Expedição 21 – a primeira Imersão para Pessoas com deficiência das Américas.
Segundo divulgação, Alex percebeu uma mudança transformadora na vida dos participantes, principalmente na forma como o meio ambiente positivo foi fundamental para impactar no aprendizado e na autoestima de pessoas com deficiência.
Dessa forma, para se aprofundar no tema, convidou especialistas do assunto para participarem de um congresso online, com caráter dinâmico, focado em práticas de empoderamento e inclusão.
Alex Duarte também é autor do projeto Cromossomo 21 ↗, e trabalha há 12 anos como profissional da inclusão.
Imagine um modelo de congresso inovador e positivo...
Agora imagine mentores conversando diretamente com você, ao vivo, para eliminar crenças de impedimento, derrubar mitos e preconceitos em relação ao determinismo biológico.
Imaginou? Então bem-vindo ao Congresso Genética não é destino. Aqui, vamos abrir mão do que nos ensinaram de forma equivocada em relação as pessoas com deficiência.
Sairemos da rota comum, eliminando a barreira do condicionamento social ligado à ideia de incapacidade.
A presença de um cromossomo a mais ou qualquer outra causa de deficiência física ou intelectual podem determinar características específicas, mas não definem a pessoa por inteiro e nem o seu futuro.
Genética não é o destino: Saiba mais
Por muito tempo entendemos a nossa genética como um dado fixo, determinado por nossa constituição biológica. Hoje, a ciência revela que cada um de nós possui um mundo bioquímico particular, com interferência de fatores como alimentação, estresse, atividade física e principalmente ao meio ambiente e fatores comportamentais.
Só nesse sentido, já se entende que a genética não determina nosso destino, pois isso a ciência já constatou. Mas então, o que ainda motiva as crenças e posicionamentos limitantes diante das pessoas com deficiência?
O estigma da incapacidade e o preconceito velado, ainda reforçam barreiras mentais e atitudinais para promover mudanças. Esse preconceito faz com que, familiares, educadores e sociedade civil invistam e acreditem menos no potencial das pessoas com deficiência, limitando a sua participação.
Genética não é destino é uma proposta inovadora para a quebra de crenças, e uma oportunidade de identificar e romper posicionamentos limitadores diante das pessoas com deficiência.
Vamos conhecer estratégias e novas pesquisas, incluindo a neurociência e estudos que documentam como as pessoas aprendem de formas diferentes, respeitando suas condições e individualidades.
Como é possível encontrar uma linha de mudança contra previsões da sociedade, prognósticos, código genético ou uma verdade científica? Vamos descobrir juntos!
Confira o grande time de mentores, a programação e outras informações no site do evento, clicando AQUI ↗. Para assistir, basta acessar ao vídeo abaixo.
Rafael Ferraz Carpi
Formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006), Rafael assina como Editor responsável pelo conteúdo do site, edição geral e publicações. É autor do projeto Jornalista Inclusivo e já trabalhou como repórter em jornais impresso, e rádio AM, como executivo de contas em revista, fotografia e assessoria de imprensa. Atualmente atua como produtor de conteúdo, redator, e com marketing digital em mídias sociais.