Como saber por que um cadeirante está triste?
Como para qualquer outra pessoa: Perguntando!
Como saber por que um Cadeirante está triste? Essa pode parecer uma pergunta boba. Mas muita gente não entende que as Pessoas com Deficiência (aparente) são tão humanas quanto as que andam, ouvem, enxergam, e sem deficiência (aparente).
Neste episódio #4 da vídeocoluna “Mau Exemplo de Superação” ↗, o cadeirante Paulo Fabião explica que pode estar feliz ou triste, independente da deficiência. E você pode estar triste mesmo se eu estiver feliz!
E sabe por que ele diz isso? Porque quando uma Pessoa com Deficiência está feliz, por N motivos, sempre tem alguém que vai falar:
“Olha que bonito! Tá sempre feliz! Apesar da deficiência dele, ele tá sorrindo”.
Como se a deficiência fosse uma coisa que obrigatoriamente teria que nos deixar triste.
E quando não somos usados como exemplo, muitos acham que se a Pessoa com Deficiência está triste é por conta da deficiência. “E digo mais, vocês acham que por natureza a Pessoa com Deficiência tem que ser triste. Pra vocês o normal é uma pessoa com deficiência triste”, afirma Paulo Fabião.
Sempre que vocês veem uma Pessoa com Deficiência triste, vocês falam:
“É também deve ser difícil sua vida em uma cadeira de rodas ou deve ser difícil não enxergar, eu entendo sua tristeza”, finaliza @opaulofabiao ↗.
Então, a resposta para a pergunta: “Como saber por que um Cadeirante está triste?” é simples: PERGUNTANDO!