Legenda descritiva: Atletas brasileiros, usando uniformes azuis com "Brasil" escrito, comemorando em grupo na abertura da Paralimpíada de Paris 2024. Alguns utilizam próteses ou muletas, todos usando chinelos e chapéus coloridos. (Foto: Getty Images)
Evento sem precedentes no coração de Paris reforça a união entre atletas olímpicos e paralímpicos, conectando os dois maiores eventos esportivos do mundo.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024 aconteceu no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 15 horas no horário de Brasília, em Paris. A famosa Avenida Champs-Elysées foi palco do desfile das delegações. O percurso de aproximadamente 2,5km ocorreu desde o Arco do Triunfo até o Parque Urbano La Concorde. Ao contrário da celebração olímpica, a chuva não atrapalhou a festa, que contou com apresentações, fogos de artifício e cores no céu de Paris.
Cerimônia de abertura com arte e reflexão
O espetáculo foi batizado como “Paradoxo” pelo diretor, Thomas Jolly. O objetivo era mostrar a contradição entre uma sociedade que afirma ser inclusiva, mas continua presa a preconceitos contra pessoas com deficiência – o capacitismo. A cerimônia contou com arte, dança, música, shows de cores e foi um convite à reflexão.
A preparação do evento foi um exemplo do paradoxo do tema. A Avenida Champs-Elysées foi adaptada por acessibilidade na abertura da Paralimpíada. Toda sua extensão ganhou uma faixa de asfalto que foi instalada sobre a via de pedras. Isso aconteceu para possibilitar o desfile dos atletas, especialmente pessoas em cadeiras de rodas.
As apresentações e projeções aconteceram no Obelisco Luxor, monumento egípcio oferecido à França em 1830. No palco, dançarinos com deficiência e vestidos com roupas coloridas representaram a chamada “gangue criativa”. A interação ocorreu com o segundo grupo, trajados de paletó preto, representando a “sociedade rígida”.
Apresentações de artistas franceses
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024 contou com apresentações de nomes do cenário artístico da França. Entre eles:
- O pianista Chilly Gonzales;
- O artista Christine and the Queens;
- O artista Lucky Love;
Show de simpatia na abertura da Paralimpíada de Paris 2024
O desfile de atletas começou depois de uma explosão de fumaça azul, vermelha e branca, nas cores da bandeira da França, nos céus, com os aviões da Patrouille de France, a esquadrilha da fumaça francesa. As 168 delegações, que somam mais de quatro mil atletas, entraram na Praça La Concorde em ordem alfabética. O Brasil, com 280 atletas, foi o 21º país a desfilar.
Os porta-bandeiras foram Beth Gomes, a atual recordista mundial do lançamento de disco, e Gabriel Araújo, da natação, que ganhou a primeira medalha do Brasil nessa edição do Jogos Paralímpicos na França. Ele terminou a prova final dos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67 e levou a medalha do Brasil, a de ouro.
O uniforme da Brasil para a cerimônia foi predominantemente azul. Os itens foram confeccionados com base na acessibilidade pela ASICS, assim como o chinelo inclusivo das Havaianas, cocriado com o Comitê Paralímpico Brasileiro. A delegação esbanjou simpatia e alegria durante todo o trajeto.
Tocha paralímpica acessa em Paris
A delegação da França, como país-sede, encerrou o desfile de atletas. O palco foi novamente tomado por artistas em um show sobre aceitação dos corpos. O encerramento da cerimônia foi marcado pelo hasteamento da bandeira francesa ao som do hino do país, “A Marselhesa”, tocado por uma orquestra. Em seguida, autoridades realizaram os discursos protocolares do evento.
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou oficialmente aberta a Paralimpíada da França 2024. Um novo show antecedeu a chegada da tocha paralímpica. O símbolo dos jogos foi carregado por 12 atletas medalhistas de ouro em edições passadas dos Jogos. A pira foi acesa na base do balão que também recebeu a chama olímpica.
Competições valendo medalha
O Time Brasil disputará 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O desafio principal dos brasileiros é superar o ganho de medalhas de anos anteriores. Já no primeiro dia de competição, 29 de agosto, o Brasil teve chance conquistar as primeiras medalhas com 14 finalistas já nesta quinta-feira.
Você pode acompanhar os jogos por meio do Canal SporTV 2 e GloboPlay, além da cobertura nos canais oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Youtube do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) ↗ transmitirá todos os eventos.
Confira nosso calendário completo até 8 de setembro nformações sobre transmissão.
Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn ↗.