PagBank lança nova edição do #ElasTech, capacitação gratuita em tecnologia para mulheres

Banner do programa de capacitação #ElasTech com destaque para a engenheira de software Nicole Brito e chamada para mulheres com deficiência se inscreverem até 18 de julho. (Imagem: Divulgação/PagBank)

Legenda descritiva: Banner do programa de capacitação #ElasTech com destaque para a engenheira de software Nicole Brito e chamada para mulheres com deficiência se inscreverem até 18 de julho. (Imagem: Divulgação/PagBank)

Programa oferece formação em Java Full Stack com foco em empregabilidade e inclusão de mulheres com deficiência

 

O PagBank, um dos principais bancos digitais do Brasil, está com inscrições abertas para a nova edição do programa de capacitação #ElasTech. A iniciativa oferece formação gratuita e especializada em programação Java Full Stack para mulheres de todo o Brasil, com 50 vagas disponíveis, sendo metade delas reservadas para profissionais com deficiência, visando ampliar a presença feminina e a diversidade no setor de tecnologia.

Ícone de pessoa em cadeira de rodas, logo do site Jornalista Inclusivo.Jornalista Inclusivo também está no WhatsApp!

Acesse o canal e acompanhe as nossas atualizações.

Com uma trilha de aprendizagem de 12 semanas que combina aulas ao vivo e conteúdo sob demanda, o #ElasTech busca não apenas capacitar tecnicamente, mas também desenvolver habilidades profissionais essenciais para o mercado de trabalho. O programa reforça o compromisso do PagBank com a inclusão e a criação de oportunidades concretas, já tendo formado 116 mulheres, com 18 delas contratadas como engenheiras de software pelo banco.


Detalhes do Programa #ElasTech e Critérios de Participação

O #ElasTech é uma iniciativa estratégica do PagBank para impulsionar a diversidade e a inovação no setor de tecnologia. Cesar Leite, CTO do PagBank, destaca a importância da diversidade para o desenvolvimento de soluções mais representativas e inovadoras, reforçando o papel do banco na transformação de trajetórias femininas em um mercado ainda predominantemente masculino.

“Acreditamos que a diversidade é fundamental para impulsionar soluções mais inovadoras e representativas. O #ElasTech traduz o nosso compromisso em ampliar oportunidades e transformar trajetórias femininas em um setor ainda predominantemente masculino, como o de tecnologia. Mais do que capacitar, o programa reforça o papel do PagBank na inclusão e na criação de caminhos para a entrada dessas mulheres no mercado tech”, pontua Cesar Leite, CTO do PagBank.

Estrutura do Curso e Requisitos

A trilha de aprendizagem do #ElasTech é focada na linguagem Java Full Stack e tem duração de 12 semanas. O curso oferece uma combinação robusta de 144 aulas ao vivo e 240 horas de conteúdo on demand, proporcionando uma formação completa e flexível.

Os requisitos para participação são:

  • Ser mulher, a partir de 18 anos.
  • Ser estudante ou formada em qualquer curso de graduação.
  • Ter disponibilidade no período noturno.

É importante ressaltar que não é necessário ter experiência prévia ou conhecimentos técnicos em programação para participar do programa, tornando-o acessível a um público amplo e diverso.

Desenvolvimento Profissional e Oportunidades de Carreira

Ao longo da capacitação, as alunas desenvolverão competências técnicas e práticas essenciais para atuação na área de programação back-end. Além disso, o programa oferece acesso a conteúdos de letramento digital e desenvolvimento profissional, preparando as participantes de forma abrangente para o mercado de trabalho.

Um dos grandes diferenciais do #ElasTech é a oportunidade de as alunas participarem dos processos seletivos para vagas na área de tecnologia do PagBank. Desde sua criação, o programa já demonstrou um impacto concreto, formando 116 mulheres, das quais 18 foram contratadas pelo banco e hoje atuam como engenheiras de software, evidenciando o sucesso da iniciativa na transformação de trajetórias profissionais.

As inscrições para esta edição podem ser realizadas até o dia 18 de julho de 2025, através do site oficial do programa: soulcode.com/elastech . Nesta edição, profissionais que já atuam no PagBank também poderão se candidatar, desde que atendam aos critérios de elegibilidade do programa.

Serviço: Programa #ElasTech

Sobre o PagBank

O PagBank é um banco digital completo que oferece uma vasta gama de serviços financeiros e meios de pagamento, automatizando processos de compra, venda e transferências para pessoas físicas e jurídicas de forma simples e segura. Reconhecido como a melhor conta PJ pelo portal iDinheiro, o PagBank se destaca como um dos maiores bancos digitais do país em número de clientes.

Entre suas soluções, o PagBank oferece ferramentas para vendas presenciais e online, como maquininhas de cartão, o Tap On (que transforma o celular em maquininha com o app PagBank), link de pagamento e opções de checkout para e-commerces. Além disso, disponibiliza uma conta digital completa para pessoa física e pessoa jurídica, com funcionalidades que contribuem para a gestão financeira, como a Folha de Pagamentos. No PagBank, o cartão de crédito tem limite garantido e os investimentos podem se tornar limite para o próprio cartão, potencializando os ganhos dos clientes.

O PagBank (PagSeguro Internet Instituição de Pagamento S.A) é regulado pelo Banco Central do Brasil como instituição de pagamento emissora de moeda eletrônica, emissor de instrumento pós-pago e adquirente, mantendo parcerias com as principais bandeiras de cartões. Sua controladora, PagSeguro Digital Ltda., possui capital aberto nos EUA (NYSE: PAGS) e é regulada pela SEC (Securities and Exchange Commission). A distribuição de fundos de investimento é realizada pelo BancoSeguro S.A., autorizado pelo Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários e afiliado à ANBIMA.