Legenda descritiva: Atleta Petrucio Ferreira celebra o ouro para a chuva de medalhas do Brasil e novo recorde nos 100m da classe T37. O paraibano comemora segurando um chapéu tradicional e envolto na bandeira verde e amarela. (Foto: Douglas Magno/CPB)
Cobertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Confira um resumo das conquistas do Time Brasil no dia 30 de agosto; o sábado (31) também rendeu medalhas.
O segundo dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nesta sexta-feira (30), foi marcado por importantes vitórias do Brasil. Ao todo, foram mais dez conquistas de medalhas, tendo atletismo e natação como grandes destaques. Com isso, o Brasil encerrou o dia paralímpico em 3° no quadro de medalhas, contabilizando 13 medalhas. Confira o resumo do dia:
Corrida pelo Ouro
O Brasil faturou duas medalhas em uma dobradinha brasileira na prova dos 5.000m na classe T11 (deficiências visuais). O paulista Júlio César Agripino ficou com o ouro estabeleceu um novo recorde mundial e paralímpico da distância: ele completou a prova com o tempo de 14min48s85. Na prova, o sul-matogrossense Yeltsin Jacques ficou com o bronze.
Mais tarde, o velocista fluminense Ricardo Mendonça tornou-se campeão paralímpico pela primeira vez na carreira. Ele levou o ouro na prova dos 100m da classe T37 (paralisia cerebral) com tempo de 11s07. O pódio contou com o indonésio Saptoyogo Purnomo e Andrei Vdovin, que representa os Atletas Paralímpicos Neutros.
Ainda no atletismo, mais um ouro veio do paraibano Petrúcio Ferreira. Ele venceu nos 100m na classe T47 (deficiência nos membros superiores) com o tempo de 10s68.
No final da noite, a paulista Giovanna Boscolo foi considerada a medalhista de bronze na prova de lançamento de club da classe F32. Isso aconteceu depois da desclassificação da polonesa Roza Kozakowska. A ação foi resultado de um protesto do Brasil sobre o equipamento da adversária.
Bronzes da Natação
O segundo dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 rendeu mais dois bronzes para o Brasil. Primeiro, Talisson Glock terminou a prova dos 200m medley da classe SM6 em terceiro lugar com o tempo de 2min39s30. Horas antes, o atleta havia sido desclassificado, mas teve recurso aceito e retornou à disputa.
Logo depois, Talisson se juntou a Lídia Cruz, Patrícia Santos e Daniel Mendes para a prova do revezamento 4x50m livre misto. A equipe conquistou o bronze da Natação Paralímpica, superado por China e Estados Unidos.
As medalhas do Tênis de Mesa
O segundo dia de competição também garantiu mais duas medalhas no Tênis de Mesa para o Brasil.
Primeiro, a dupla paulista Cátia e Joyce Oliveira faturou o bronze na classe WD5. A dupla perdeu para a Coreia do Sul na semifinal e ficou no terceiro lugar. Mais tarde, as catarinenses Bruna Alexandre e Danielle Rauen avançaram para a semifinal da WD 17. Elas derrotaram as ucranianas por 3 a 0 e garantiram o pódio.
Em outro jogo, os paulistas Luiz Filipe ManaraeClaudio Massad, também venceram nas quartas de final na classe classe MD18. Eles avançaram à semifinal e garantiram, no mínimo, a medalha de bronze.
Conquistas no Taekwondo
A chuva de medalhas contou com o primeiro ouro brasileiro no Taekwondo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na categoria até 65kg, a mineira Ana Carolina Moura venceu a francesa Djelika Diallo por 13 a 7. O Taekwondo rendeu ainda o bronze da paraibana Silvana Fernandes na categoria até 57kg. Ela derrotou a atleta Cazaquistão, Kamilya Dosmalova, por 28 a 3.
Na categoria masculina até 63kg, o brasileiro foi superado pela Turquia. O paulista Nathan Torquato perdeu para o turco Mahmut Bozteke, por 10 a 6. Durante o combate, ele sofreu uma entorse no joelho esquerdo e ficou fora da disputa pelo bronze.
Outros esportes do dia 30 de agosto
Goalball
O Brasil saiu vitorioso logo na primeira disputa do segundo dia. A equipe brasileira masculina de Goalball venceu os Estados Unidos por 13 a 8. O Time Brasil teve melhor desempenho no segundo tempo, quando abriu uma vantagem de cinco gols.
A equipe feminina perdeu para Israel por 8 a 4, em jogo válido pelo grupo C. O Brasil jogou com altos e baixos, chegou a marcar dois gols em sequência no final do jogo, mas a sequência foi interrompida logo depois. As brasileiras estrearam com um empate com a Turquia na quinta-feira (29).
Vôlei sentado masculino
A estreia do Brasil no torneio masculino de Vôlei Sentado não foi tão promissora nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O time brasileiro foi derrotado no Grupo B pela Alemanha por 3 sets a 0. O desafio agora é passar os times do Irã, atuais bicampeões paralímpicos, e da Ucrânia nas próximas rodadas.
Remo
O Brasil não conseguiu vaga direta para a final a do Remo Paralímpico. Os atletas brasileiros terão de participar da repescagem.
Badminton
No segundo dia de competição, o Brasil competiu com três atletas no Badminton.
O paulista Rogério Júnior foi o primeiro a entrar em quadra Ele competiu pelo Grupo D da fase de grupos da categoria SL4 contra a França. Rogério foi derrotado por 2 sets a 0 e foi eliminado dos Jogos. Ele ainda protagonizou uma das cenas mais faladas do dia: o pedido de casamento ↗ à namorada, Duda.
A brasiliense Daniele Torres Souza ganhou de 2 sets a 0 do Canadá. Ela disputa a próxima fase no Grupo C da chave de simples feminina categoria WH1.
Por fim, o paranaense Vitor Tavares foi eliminado da competição. O atleta perdeu para o representante britânico na categoria SH6. O placar encerrou em 2 sets a 1.
Tênis em Cadeira de Rodas
O mineiro Daniel Rodrigues estreou no Tênis em Cadeira de Rodas dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Ele ganhou do australiano Ben Weekes por 2 sets a 1.
Na sexta-feira, dia 30 de agosto, brasileiros também disputaram no Tiro com Arco, Bocha, Ciclismo e Tiro Esportivo.
Paris 2024: Chuva de Medalhas do Brasil
Confira os principais resultados no terceiro dia de competições da Paralimpíada na França, no sábado, 31 de agosto.
🥇 Ouro: 3 medalhas
- Carol Santiago nos 100m costas S12 (natação)
- Gabrielzinho nos 50m costas S2 (natação)
- Fernanda Yara nos 400m T47 (atletismo)
🥈 Prata: 2 medalhas
- Wendell Belarmino nos 50m livre S11 (natação)
- Thalita Simplício nos 400m T11 (atletismo)
🥉 Bronze: 5 medalhas
- Joeferson Marinho nos 100m T12 (atletismo)
- Maria Clara Augusto nos 400m T47 (atletismo)
- Cícero Valdiran Nobre no lançamento de dardo F57 (atletismo)
- Danielle Rauen e Bruna Alexandre no tênis de mesa (duplas WD20)
- Cláudio Massad e Luiz Felipe Manara no tênis de mesa (duplas MD18).
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ↗.
Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn ↗.