Paulo Fabião dá a letra sobre a nova Política Nacional de Educação Especial – PNEE 2020 e a Segregação PcD
Este episódio Nº 9 da videocoluna Mau Exemplo de Superação ↗: “PNEE 2020 e a Segregação PcD” é mais uma tentativa da equipe do Jornalista Inclusivo contribuir com os direitos conquistados pela Pessoa com Deficiência (PcD).
Com nome bonito, a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, já causa a repulsa de toda população envolvida no tema:
Que são os pais de pessoas com deficiência; os alunos com deficiência; educadores especialistas em inclusão; ativistas dos direitos dessa parcela da população; e possivelmente ¼ da população brasileira – ainda que parte desses já tenham passado da fase escolar.
Aí algumas pessoas vão questionar: “Mas por que tanta reclamação? O Governo Federal está preocupado com vocês, pessoas com deficiência”. E nós perguntamos:
“Será? Acho que não”.
Aliás, temos certeza que não será melhor, por diversos motivos. A começar pelo fato de que nós, os principais interessados, não fomos consultados nem por intermédio de qualquer órgão que nos represente.
O anúncio do decreto Nº 10.502 ↗, que institui a PNEE 2020, feito em tom festivo pelo Governo Federal, na ultima quarta-feira (30), contou até com cerimônia de assinatura pelo presidente (sem partido), primeira-dama e ministro da Educação.
Mas o retorno da Escola Especial esconde uma grande questão, que vai muito além do Capaticismo: A SEGREGAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
Assista ao novo episódio “PNEE 2020 e a Segregação PcD”, da videocoluna do Paulo Fabião, e inscreva-se em nosso canal do Youtube, neste link: https://bit.ly/YoutubeJornalistaInclusivo. ↗