Brasil estreia com ouro de Gabrielzinho na Paralimpíada de Paris 2024

Brasil tem estreia promissora com ouro de Gabrielzinho, o nadador paralímpico mostra a língua de forma brincalhona, em pé na frente da plateia animada, com sua medalha em volta do pescoço.

Legenda descritiva: Em uma estreia promissora com ouro de Gabrielzinho, o nadador paralímpico mostra a língua de forma brincalhona, em pé na frente da plateia animada, com sua medalha em volta do pescoço. (Créditos: Wander Roberto/CPB)

Início dourado para o Brasil: Destaques do primeiro dia dos Jogos Paralímpicos com vitórias na Natação, Goalball e mais - Confira nossa cobertura.

No primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nesta quinta-feira (29), o Brasil marcou a estreia com três medalhas na natação. Gabrielzinho garantiu o ouro nos 100m costas da classe S2 e confirmou o seu favoritismo. Com o resultado, até o momento, o país ocupa o sétimo lugar no quadro de medalhas da 17ª edição da Paralimpíada de Verão. A boa estreia também foi marcada por vitórias no vôlei sentado e no goalball.

Natação abre com ouro de Gabrielzinho

Logo na estreia, a primeira medalha de ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris veio do favorito Gabrielzinho. O mineiro Gabriel Araújo, 22, confirmou a expectativa e terminou a prova final da natação dos 100 metros costas da classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 1min53s67. Esse foi o melhor tempo da carreira do atleta e a quebra do recorde das Américas.

À TV Globo/ SporTv, Gabriel prometeu mais medalhas nos próximos dias . Gabrielzinho volta a competir no sábado e no dia 2 de setembro. Essa é a segunda participação do nadador em Jogos Paralímpicos e ele já acumula quatro medalhas, sendo três conquistadas em Tóquio 2020.

A medalha de prata ficou por conta de Phelipe Rodrigues, nos 50 metros livre na Classe S10 (deficiências físicas) masculino. O pernambucano terminou a prova com o tempo de 23s54, superado pelo australiano Thomas Gallagher com 23s40. Essa foi a 9ª medalha em Jogos Paralímpicos de Phelipe, que chega a 6 pratas e 3 bronzes.

O bronze foi conquistado pelo paulista Gabriel Bandeira, na prova dos 100 metros borboleta da classe S14 (deficiência intelectual) masculino. O ouro ficou com o dinamarquês Alexander Hillhouse e a prata com o britânico William Ellard. Essa é a quinta medalha da carreira de Gabriel.

Goalball: Brasil derrota França

A estreia da equipe feminina do Brasil no Goalball terminou em empate com a atual bicampeã Turquia. O jogo terminou 3 a 3 em jogo válido pelo grupo C. As turcas empataram faltando dois minutos para o encerramento do jogo.

Mais tarde, a equipe masculina ganhou da França em outro fato marcante da estreia. Depois de um início conturbado, os brasileiros viraram o jogo e venceram por 8 a 5. O Brasil é o atual campeão paralímpico da modalidade.

Eliminação no Taekwondo

No Taekwondo, a gaúcha Maria Eduarda Stumpf foi eliminada da categoria até 52kg. Ela perdeu na repescagem por 8 a 6 para a Turquia. O primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris marcaram a estreia de Maria Eduarda na competição.

Medalha garantida no Tênis de Mesa

A estreia do Brasil no tênis de mesa resultou em três vitórias e três derrotas na primeira sessão desta quinta-feira, 29, na Arena Paris Sul. As paulistas Cátia Oliveira e Joyce Quinzote derrotaram as egípcias por 3 sets a 0. Elas avançaram às semifinais e garantiram uma medalha para o Brasil.

O primeiro jogo da modalidade foi da dupla paulista formada por Luiz Filipe Manara e Claudio Massad. Eles venceram a Espanha na classe MD18. Mais tarde, a dupla mista formada pela catarinense Bruna Alexandre e pelo paulista Paulo Salmin ganhou dos suecos também por 3 sets a 0. O jogo marcou a estreia da mesa-tenista Bruna Alexandre nos Jogos Paralímpicos que já havia disputado a edição olímpica em Paris.

Outras três duplas brasileiras em diferentes classes foram eliminadas pela China.

Estreia promissora no Tiro com Arco

Na estreia no tiro com arco, o Brasil obteve bons resultados nas classificatórias. Nas classes W1 (atletas com deficiências graves) feminino e masculina, a paranaense Juliana Silva e o cearense Eugênio Franco ficaram em  11º lugar em suas categorias. Os atletas vão disputar uma vaga nas quartas de final nos próximos dias.

Vitória no Vôlei Sentado

O vôlei sentado feminino estreou com vitória no primeiro dia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As brasileiras ganharam da Ruanda por 3 sets a 0. No jogo, a ponteira paulista Suellen Dellangelica marcou 23 pontos.

Sexta-feira (30): Paralimpíada de Paris 2024

O segundo dia de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começa com o Atletismo no Stade de France. Os brasileiros disputam em modalidades valendo medalha a partir das 5 horas da manhã (horário de Brasília).

Na natação, as eliminatórias na Arena La Défense começam às 4h39 (horário de Brasília) com Patrícia Santos e Esthefany Rodrigues – 100m Livre (S5). As finais estão programadas para às 12h30.

A sexta-feira, 30, também contará com jogos de badminton, goalball, bocha, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado masculino. O dia também terá as competições de ciclismo, remo,  tiro com arco, taekwondo e tiro esportivo.

Resultados do Time Brasil nesta sexta (30)

  • Atletismo

Júlio César Agripino – 5000m (T11) – Ouro
Yeltsin Jacques – 5000m (T11) – Prata
Lorena Spoladore – Salto em Distância (T11) – Bronze
Wallace Santos – Arremesso de Peso (F55) – Ouro

  • Natação

Talisson Glock – 100m Livre (S5) – Ouro
Patrícia Santos – 100m Livre (S5) – Prata
Esthefany Rodrigues – 100m Livre (S5) – Bronze

  • Tênis de Mesa

Cátia Oliveira e Joyce Quinzote (Dupla Feminina WD5) – Bronze

  • Ciclismo

João Carlos – Ciclismo de Pista – Prata

  • Taekwondo

Maria Silva – Taekwondo (K44) – Bronze

Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Picture of Karina Almeida
Karina Almeida

Formada pela Faculdade Cásper Líbero em Jornalismo, atua como Redatora Jr. no Instituto Conhecimento Liberta. Também trabalha com Produção de Podcast e de Conteúdo Digital e Áudio. Siga no LinkedIn .

Publicações

Deixe um comentário