Congresso Inova.aê: evento sobre inovação inclusiva abre inscrições gratuitas

Roda de conversa no Congresso Inova.aê, com três palestrantes no palco e intérprete de Libras ao lado. O público acompanha a atividade em auditório, com projeção ao fundo ampliando a visualização do evento. (Foto: Divulgação)

Legenda descritiva: Roda de conversa no Congresso Inova.aê, com três palestrantes no palco e intérprete de Libras ao lado. O público acompanha a atividade em auditório, com projeção ao fundo ampliando a visualização do evento. (Foto: Divulgação)

Recife sedia segunda edição com foco em acessibilidade, tecnologia e comunicação para pessoas com deficiência.

 

Recife, 30 de julho de 2025 – Estão abertas as inscrições gratuitas para o Congresso Inova.aê, evento que promove a comunicação inclusiva e a tecnologia acessível para pessoas com deficiência. A segunda edição do congresso acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto, no Apolo 235, no Bairro do Recife, com atividades presenciais e transmissão online. Organizado pelo Instituto Eficientes, o evento oferecerá mais de 30 horas de conteúdo, incluindo palestras, oficinas e um hackathon, visando promover a construção coletiva de soluções inovadoras.

Ícone de pessoa em cadeira de rodas, logo do site Jornalista Inclusivo.Siga nosso canal para receber as atualizações!

Em um país com mais de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com os dados preliminares do Censo 2022 do IBGE , a garantia de acesso pleno à comunicação e à tecnologia é um pilar fundamental para a inclusão e a autonomia. O Congresso Inova.aê surge como um espaço para debater e cocriar soluções para as barreiras existentes, impulsionando o desenvolvimento de produtos e serviços digitais verdadeiramente acessíveis. A iniciativa, além de conscientizar sobre a importância da acessibilidade digital,  também fomenta a inovação e o empreendedorismo social, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e inclusiva para todas as pessoas.


Inovação Inclusiva: Tecnologia, Comunicação e Design

Um Convite à Construção Coletiva

O Congresso Inova.aê propõe um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos. “A partir do Inova.aê, a gente faz um convite à construção coletiva, buscando reunir pessoas com trajetórias, conhecimentos e vivências necessárias para pensar, criar e transformar juntos a comunicação e a tecnologia, que hoje ainda não garantem que às pessoas com deficiência tenham acesso ao que produzem com qualidade e de forma autônoma”, destaca Mariana Clarissa, vice-presidente do Instituto Eficientes.

Destaques da Programação: Especialistas Nacionais e Internacionais

A programação do Inova.aê 2025 já conta com nomes confirmados que atuam diretamente na construção de soluções para acessibilidade comunicacional e tecnologia assistiva:

  • Sérgio Albuquerque: Gestor de Suporte da Associação TV Surdo Moçambique, da África, participará de uma roda de conversa sobre construção de marcas diversas e representativas, ao lado de comunicadores, designers e ativistas.
  • Marcelo Salles: Da Tudo é Acessibilidade, abordará o papel da inteligência artificial na acessibilidade, debatendo as perspectivas e os limites dessa tecnologia emergente.
  • Bernardo Barlach: Gerente de parcerias para acessibilidade no Google, conduzirá uma oficina prática sobre o uso de ferramentas acessíveis da gigante da tecnologia. Com duas décadas de experiência em grandes empresas, ele também lidera o grupo de afinidade para pessoas com deficiência e aliados do Google na América Latina.
  • Marcelo Paiva: Criador do WCAG Plugin para Figma, discutirá o impacto do design na experiência de usuários com deficiência, abordando como decisões de layout, estrutura e interface podem incluir, ou excluir, pessoas.

Hackathon de Acessibilidade: Desenvolvendo Soluções Digitais

Além da programação de debates e oficinas, o evento traz uma novidade em sua segunda edição: o Hackathon de Acessibilidade Comunicacional e Tecnologia Assistiva. Com apoio do Senac Pernambuco, a maratona de inovação reunirá profissionais das áreas de comunicação, design e tecnologia para desenvolver soluções digitais voltadas à inclusão.

As equipes terão três dias para criar, testar e apresentar soluções acessíveis, que serão avaliadas por uma banca especializada com base em critérios como inovação, viabilidade e impacto social. “Acreditamos que acessibilidade se constrói no diálogo, na escuta e no fazer colaborativo, por isso queremos atrair para o hackathon um público diverso que seja parte ativa dessa construção. Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância de construir notícias, produtos e projetos em comunicação acessíveis às pessoas com deficiência, além de contribuir com a ampliação da execução de iniciativas inovadoras e inclusivas”, reforça Larissa Pontes, presidente do Instituto Eficientes.

Realização e Apoio: O Compromisso com a Acessibilidade

O Congresso Inova.aê é realizado pelo Instituto Eficientes, uma organização dedicada à promoção da inclusão e acessibilidade. O evento conta com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal, que visa fomentar o setor cultural e criativo, incluindo projetos de acessibilidade. O Governo do Estado de Pernambuco e o Senac também apoiam a realização, reforçando o compromisso com a promoção de um ambiente mais inclusivo.

Um dos pilares do Congresso Inova.aê é a garantia de que o evento seja construído com todas as acessibilidades necessárias para assegurar a presença ativa e a participação plena do público com deficiência, desde a estrutura física até os recursos de comunicação.

Serviço: Congresso Inova.aê – 2ª edição

  • Data: 26 a 29 de agosto de 2025
  • Horário: Das 8h às 18h
  • Local: Apolo 235 – Bairro do Recife | Com transmissão online
  • Inscrições: Gratuitas, devem ser realizadas por meio do site www.eficientes.org.br/inova-ae
  • Realização: Instituto Eficientes
  • Incentivo: Política Nacional Aldir Blanc – Ministério da Cultura | Governo Federal | Governo de Pernambuco | Senac