Ainda Estou Aqui: Filme indicado ao Oscar é exibido gratuitamente em CEUs com Acessibilidade

Cena do filme Ainda Estou Aqui, com um grupo de pessoas reunidas na varanda de uma casa, com uma pessoa em cadeiras de rodas no centro e uma mulher abraçando uma criança no chão.

Ícone de fotografia Legenda descritiva: Cena final de Ainda Estou Aqui, com um grupo de pessoas reunidas na varanda de uma casa, com duas pessoas em cadeiras de rodas no centro e uma mulher abraçando uma criança no chão. (Foto: Divulgação / Alile Dara Onawale)

Cinema Inclusivo e Democrático em São Paulo: Sessões acessíveis e gratuitas do longa-metragem dirigido por Walter Salles.

Em São Paulo, o filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar 2025, será exibido gratuitamente em 11 CEUs começando hoje (20), e nos dias 23 e 26 de fevereiro. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Baccarelli, oferece recursos de acessibilidade e dispensa cadastro prévio, garantindo acesso democrático ao cinema para todos os públicos.

Detalhes da Exibição

Inspirado na história real da família de Eunice e Rubens Paiva durante a ditadura militar, o longa-metragem adapta o livro do escritor tetraplégico Marcelo Rubens Paiva. Com direção de Walter Salles e atuações marcantes de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme vem sendo aclamado como um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional. Em suas indicações ao Oscar 2025, o longa disputa as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz – este último em destaque para Fernanda Torres.

A exibição se destaca pela inclusão de recursos que possibilitam o acesso a pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso com a acessibilidade digital e comunicacional. Com classificação indicativa de 14 anos, as sessões estão abertas a todas as pessoas interessadas, independentemente de matrícula nos CEUs.

Programação e Acessibilidade

As sessões ocorrerão dentro do Circuito Spcine, em datas e horários estratégicos para atender ao público de diferentes regiões da cidade. Os ingressos são distribuídos com 1 hora de antecedência, facilitando o acesso e evitando a necessidade de cadastro prévio. A programação completa e os locais de exibição podem ser conferidos no site do Circuito Spcine no link .

Todas as salas do Circuito Spcine possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. As salas estão preparadas para oferecer os recursos de audiodescrição, janela com intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais e legenda oculta. Assim, espectadores que solicitam os recursos recebem um equipamento para uso exclusivo durante a sessão de cinema.

De acordo com a assessoria de imprensa, os equipamentos utilizam a tecnologia ProAccess, que permite interação e entretenimento às pessoas com deficiência visual e auditiva durante uma sessão, de maneira individual, livre de interferências e com sincronização instantânea dentro das salas de cinema.

Datas e Horários das Sessões

  • Quinta-feira, 20/02 – 19h
  • Domingo, 23/02 – 15h
  • Quarta-feira, 26/02 – 17h

Os locais contemplados na programação são os CEUs de Barro Branco, Carrão, Freguesia do Ó, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Pinheirinho, São Miguel, São Pedro, Taipas, Tremembé e Vila Alpina. A iniciativa reforça a importância de uma programação cultural que atenda a públicos diversificados, garantindo que a experiência seja acessível e inclusiva.

Circuito Spcine: Democratizando o Acesso ao Cinema

O Circuito Spcine é uma rede disposta a transformar a forma o acesso ao cinema no Brasil. Formado por 20 espaços distribuídos, em sua maioria, em bairros que tradicionalmente não contam com salas comerciais, o circuito tem a missão de democratizar o acesso à sétima arte. As exibições acontecem com ingressos gratuitos ou a preços populares – R$4 para a inteira e R$2 para a meia-entrada – tornando o cinema nacional mais acessível a todos os públicos.

Além disso, a programação semanal do Circuito Spcine abrange desde produções internacionais e blockbusters até filmes nacionais e obras que se destacam em festivais, seja no Brasil ou no exterior. A diversidade de títulos e o caráter inclusivo das sessões reforçam o compromisso do circuito em aproximar a população de uma oferta cultural de qualidade, promovendo a educação e o engajamento social.

A estrutura do Circuito Spcine é considerada a maior rede de salas públicas de cinema do país e uma das mais importantes da América Latina. Com espaços instalados em 15 CEUs, 1 sala no Centro de Formação Cultura da Cidade Tiradentes e 4 salas em locais centrais – entre eles, o Centro Cultural São Paulo, a Galeria Olido e a Biblioteca Roberto Santos –, a iniciativa demonstra como a cultura pode ser levada para diferentes territórios, ampliando horizontes e promovendo a inclusão.

Baccarelli: Transformação Social Através da Educação e da Cultura

Criado em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), a instituição nasceu para transformar e incluir famílias desamparadas, iniciando com o ensino de música para 36 crianças após um incêndio em Heliópolis. Atualmente, atua em São Paulo com 23 polos educacionais que abrangem música, dança, esporte, cultura e lazer, e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, gerencia 12 CEUs e implementa o Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs nos finais de semana.

A sede em Heliópolis é um moderno centro de excelência em música e dança. O Núcleo Heliópolis, com mais de 1.600 alunos anuais, abriga quatro grupos artísticos – entre eles a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra formada em favela –, sob a direção de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, consolidando seu impacto social e cultural.

Além das atividades educacionais e artísticas, o Baccarelli oferece serviços sociais para alunos e famílias, como o Restaurante Baccarelli, que combate a insegurança alimentar, e o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em favela. Em quase três décadas, a instituição se firmou como referência em educação, cultura, desenvolvimento sustentável e inclusão social em São Paulo. Para conhecer o trabalho da instituição, acesse: www.institutobaccarelli.org.br .

Serviço: Ainda Estou Aqui

Datas e horários:

  • Quinta-feira, 20/02, 19h
  • Domingo, 23/02, 15h
  • Quarta-feira, 26/02, 17h

Local: CEUs Barro Branco, Carrão, Freguesia do Ó, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Pinheirinho, São Miguel, São Pedro, Taipas, Tremembé e Vila Alpina. Confira os endereços completos e contatos das unidades neste link .

Entrada gratuita (não é necessário cadastro prévio).

 

Deixe um comentário